F1: Horner prevê impacto das regras de 2026 já em 2025

A Fórmula 1 passará por uma grande reformulação de regulamento em 2026. Antes do GP do Canadá, a FIA revelou os planos para o novo regulamento, e o chefe da Red Bull Racing, Christian Horner, acredita que as mudanças podem afetar a categoria até mesmo antes de entrarem em vigor.

Inicialmente, a FIA pretendia modificar apenas as regras dos motores, já que um carro totalmente novo estreou em 2022. No entanto, a federação optou por alterações mais amplas. Por exemplo, o DRS será extinto e substituído por aerodinâmica ativa, e os carros sofrerão um leve downsizing.

Horner comentou sobre a magnitude das mudanças: “É algo grandioso. A maior mudança na F1 em quarenta anos. Regulamentos de motores e chassis serão reformulados completamente. A FIA vem trabalhando e ouvindo as equipes. As regras finais ainda não estão 100% definidas, mas esses são os princípios”, disse ele.

O chefe da Red Bull acredita que as regras possam impactar a temporada antes mesmo de 2026: “Será interessante ver como as equipes irão se adaptar. Não acho que irá ocorrer nenhum adiamento. Já se conversou o suficiente e as condições são iguais para todos. Todo o foco estará no carro de 2026, o que pode influenciar na temporada de 2025 também”, concluiu Horner.