Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, respondeu aos comentários de Adrian Newey sobre os problemas de desenvolvimento do RB20, carro da temporada 2024 da Fórmula 1. Newey afirmou que suas preocupações sobre o caminho de desenvolvimento do carro não foram ouvidas, mas Horner respondeu que as dificuldades desse carro da Red Bull já estavam presentes durante o período em que o projetista britânico ainda era o diretor técnico da equipe.
Newey deixou a Red Bull e irá assumir seu novo cargo na Aston Marin em março deste ano. O afastamento de Newey das atividades da F1 após o anúncio de sua saída no ano passado, coincidiu com uma queda no desempenho da equipe, já que o desenvolvimento do RB20 não saiu como esperado. O carro apresentou problemas de equilíbrio, criando uma ‘desconexão entre a frente e a traseira’, nas palavras de Horner, tornando-o difícil de pilotar.
O renomado projetista, disse que tinha preocupações sobre o caminho do design, mas que outros na equipe não pareciam muito preocupados. Ele comentou que o carro de 2024 era difícil de pilotar, algo que Max Verstappen conseguia lidar, mas Sergio Perez não.
Horner, questionado sobre os comentários de Newey, afirmou que não os tinha visto, mas acredita que os problemas da Red Bull são mais profundos do que apenas no ano passado. “Acho que as questões são mais profundas do que apenas no ano passado”, disse ele. “Acho que eles realmente começaram… quando você realmente analisa os dados e algumas das características, você começa a vê-los muito antes disso. Certamente durante 2023”, disse ele, se referindo ao período em que Newey ainda fazia parte da equipe.
O chefe da Red Bull acrescentou que a equipe trabalhou duro para entender e resolver os problemas do RB20. “A equipe trabalhou muito duro para resolver alguns dos vícios do RB20, no carro para 2025. Acho que tivemos um bom intervalo entre as temporadas. Teremos a primeira indicação na próxima semana sobre, você sabe, se conseguimos resolver esses problemas. Conseguimos melhorá-los, certamente no último terço do ano passado. E veremos se conseguimos dar um passo adiante nas primeiras corridas deste ano”, finalizou Horner.
A Red Bull apresentará oficialmente o RB21 na pista, pouco antes do início dos testes de pré-temporada, realizando um ‘dia de filmagem’ privado no Bahrein em 25 de fevereiro para testar o novo carro.