Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, acredita que as novas regras da Fórmula 1 para 2026, podem prejudicar a competitividade equilibrada que a categoria vem apresentando atualmente.
Após um ano dominante da Red Bull em 2023, a temporada 2024 mostra um cenário bem diferente, com equipes como Ferrari, McLaren e Mercedes brigando na ponta. Pilotos como Charles Leclerc, Carlos Sainz e Lando Norris já venceram corridas este ano, e Norris chegou a pressionar Max Verstappen até a última volta em algumas ocasiões.
Com mais um ano de vigência das regras atuais, apontadas como uma das maiores mudanças da história da F1, a expectativa é de um grid ainda mais equilibrado em 2025. No entanto, a introdução de um novo regulamento em 2026, que prevê motores híbridos com divisão de potência 50/50 entre parte à combustão e elétrica, aerodinâmica móvel e carros menores, preocupa Horner.
“Se ignorarmos 2023, estamos tendo um ano incrível”, disse Horner após o GP da Espanha. “2023 foi um caso à parte. Isso aqui é a Fórmula 1 normal, com grandes equipes, grandes pilotos e muita competição. E isso é graças à estabilidade do regulamento. Sempre converge.”
Horner citou Ron Dennis, ex-chefe da McLaren: “Ele me disse uma vez, em uma reunião da Comissão de F1, que para ter corridas disputadas, era preciso deixar as coisas como estão, e tudo se encaixaria. É o que estamos vendo agora. Tudo se encaixando, e aí vamos jogar tudo para o alto em 2026.”
O receio de Horner não é exclusivo dele. Lando Norris, piloto que mais se beneficiou da disputa mais acirrada em 2024, tendo vencido Verstappen em Miami e lutado com ele em Ímola, Montreal e Barcelona, também se manifestou.
“A Red Bull teve o seu tempo, e agora parece que nós alcançamos eles. Estamos chegando lá, e o ano que vem deve ser emocionante para todos, do primeiro ao último colocado. Mas em 2026, tudo isso vai acabar”, completou Norris.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.