Após receber auxílio proibido durante o GP de São Paulo, piloto da Haas comenta impacto no resultado
Nico Hulkenberg, piloto da Haas, fez uma crítica incomum aos comissários de pista após receber ajuda no GP de São Paulo, o que resultou em sua desclassificação. Ele se tornou o primeiro piloto em 17 anos a ser desclassificado durante uma corrida, algo que não acontecia desde os incidentes com Felipe Massa e Giancarlo Fisichella no GP do Canadá de 2007.
Durante a corrida, Hulkenberg ficou preso na área de escape de Interlagos após rodar na Curva 1, momentos antes da entrada do safety car devido à chuva intensa. Os comissários ajudaram a remover o carro, mas essa assistência externa é proibida pelas regras, o que levou à sua eliminação. Hulkenberg comentou com ironia a atitude dos comissários: “Eles estavam realmente felizes, estavam fazendo uma festa”, declarou em entrevista com a presença do F1Mania.net.
O piloto relatou que, após o incidente, os comissários o incentivaram a continuar. “Eles saíram, me empurraram e estavam muito felizes, fazendo uma festa, me empurrando e dizendo: ‘Vamos, a corrida ainda não terminou!’”, descreveu Hulkenberg. O piloto admitiu que, no momento, não pensou nas consequências da ajuda: “Você não pensa, você simplesmente continua e lida com as consequências depois.”
O fim de semana em Interlagos foi complicado para a equipe Haas, que saiu sem pontos e perdeu a sexta posição no campeonato de construtores para a Alpine, que celebrou um duplo pódio. Com Kevin Magnussen fora por questões de saúde, o novato Ollie Bearman enfrentou dificuldades nas condições adversas da corrida.
Hulkenberg descreveu a experiência como um dos momentos mais desafiadores de sua carreira. “Foi uma das condições mais difíceis que já tive nas corridas, com pouquíssima aderência e uma janela de acerto muito estreita,” comentou. “Foi muito difícil não cometer erros.”
Após um fim de semana cheio de reveses, o alemão reconheceu a necessidade de um recomeço para a equipe. “Precisamos de um reset. Foi realmente um fim de semana escuro para nós e tomamos muitas decisões ruins por várias razões, mas agora precisamos nos recuperar.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.