Nico Hulkenberg descartou a ideia de atuar como mentor para seu companheiro de equipe na Sauber, o estreante Gabriel Bortoleto, na temporada 2025 da Fórmula 1.
Após meses de busca pelo piloto que acompanharia Hulkenberg na equipe suíça, a Sauber optou pelo então campeão da Fórmula 2 em 2024, Bortoleto, em novembro passado. O brasileiro, seguindo os passos de Lewis Hamilton e Charles Leclerc, conquistou o título da F2 na temporada passada, tornando-se bicampeão nas categorias de base, pois foi campeão da F3 em 2023.
Hulkenberg, com 227 GPs disputados na F1, foi questionado pelo Motorsport Week se pretendia atuar como mentor para o jovem companheiro de equipe. “Não acho que quando você é companheiro de equipe, você seja realmente um mentor, mesmo que seja o mais velho e experiente”, respondeu Hulkenberg.
“No final do dia, é competição, mesmo que você esteja na mesma equipe e corra para a equipe. Quero fazer um bom trabalho para a Sauber, mas também para mim e para minha própria carreira. Então, estou apenas ansioso pelo trabalho lá e pelo desafio”, acrescentou.
Em vez de mentorar, Hulkenberg seguirá o velho ditado de garantir que vença seu companheiro de equipe antes de qualquer outro. Portanto, Bortoleto terá uma grande tarefa pela frente para acompanhar o ritmo de seu experiente companheiro.
Hulkenberg retornou à Sauber durante os testes pós-temporada em Abu Dhabi, após ter corrido pela equipe pela última vez em 2013. O piloto alemão teve um bom desempenho, registrando o quarto melhor tempo, cerca de nove décimos mais rápido que seu companheiro de equipe Bortoleto, que estava fazendo sua estreia na Fórmula 1.
Após os testes, Hulkenberg declarou: “O primeiro dia juntos já passou e acho que hoje foi um começo produtivo e positivo, pois conseguimos cuidar do básico e começar a trabalhar juntos como equipe. Foi muito útil ter uma primeira impressão do carro. Estou ansioso para construir sobre esse ímpeto no próximo ano e realmente mergulhar no trabalho que temos pela frente. Gostaria de agradecer a todos pela calorosa recepção e mal posso esperar para voltar a isso em 2025”, completou o alemão.