F1
|
22 de novembro de 2022 09:37

F1: Hulkenberg diz que não pode se sentir mal por Schumacher

O novo piloto da Haas, Nico Hulkenberg, afirmou que não pode sentir pena de Mick Schumacher, que perdeu seu lugar na equipe, já que essa é a natureza da Fórmula 1.

Schumacher correu pela Haas em 2021 e 2022, mas passou a maior parte da última temporada sob intensa pressão e tentando manter sua vaga na equipe. Obviamente não ajudou nada, o jovem alemão ter se envolvido em alguns acidentes graves e ter destruído três chassis da Haas, o que o chefe da equipe, Guenther Steiner e o proprietário do time, Gene Haas, não gostaram nenhum pouco.

A chegada de Hulkenberg para 2023, é claro que gerou decepção para Schumacher, mas o experiente piloto de 35 anos, afirmou que não pode se sentir mal por seu compatriota, depois de já ter estado na mesma posição no passado.

“Não, isso é natural na Fórmula 1”, disse ele ao PlanetF1, quando perguntado se se sentia mal por Mick ter enfrentado essas dificuldades e perdido a vaga na equipe.

O próprio Hulkenberg perdeu sua vaga na Williams no final de 2010, substituído por Pastor Maldonado na temporada seguinte, antes de perder mais uma vez uma vaga, dessa vez na Renault em 2020 para Esteban Ocon.

“Todos nós lutamos por nossas carreiras, pelo mesmo pedaço de asfalto”, continuou ele. “Acho que muitos pilotos em suas carreiras foram trocados por outro cara, seja por mais experiência ou outro motivo.”

“A F1 é assim e, no final das contas, o piloto, quando está correndo, tem que convencer a equipe com desempenho. Se não for esse o caso, a equipe vai mudar. O mesmo com os engenheiros, com todo o pessoal. É por isso que isso continua acontecendo o tempo todo”, disse ele.

Hulkenberg vai retornar para a F1 como piloto titular em 2023, após três temporadas atuando como reserva, onde foi chamado de ‘super-sub’. Nesse período ele correu duas vezes pela Racing Point em 2020, bem como outras duas vezes pela mesma equipe em 2022, mas já sob o nome Aston Martin.

Ele continuou: “Não desisti, mas devo dizer que em 2019 eu estava fora e fiquei feliz por ter alguma distância e um tempo longe. Em 2021 não aconteceu muita coisa. E ainda antes, no início deste ano, não estava me estressando pensando muito nisso.”

“Mas então, de alguma forma cresceu em mim novamente quando vim e visitei as corridas. Eu vi a ação, a emoção e tive o desejo de voltar. E então, sim, as conversas começaram”, afirmou.

Hulkenberg disse que foi ele quem fez o contato inicial com a equipe Haas, entrando em contato com Guenther Steiner durante as férias para perguntar sobre a possibilidade de uma vaga.

“Após 19 anos, acho que era o que eu queria, o que precisava, uma pausa e propriamente, não era o terceiro piloto nem nada. Então, eu realmente tive tempo para recuar e me desconectar adequadamente. Houve o Covid, então não havia muita coisa acontecendo. Assim que a temporada 2020 começou, vim para Silverstone para substituir Checo (Sergio Perez que corria naquela época na Racing Point). Mas foi bom para mim ter um tempo para digerir, para refletir sobre algumas coisas, mudar um pouco a perspectiva também. Então em 2021 claro, às vezes foi difícil quando você tem que assistir, quando você está de fora.”

“Mas, acho que naquela época ainda estava bom para mim. Este ano, acho que estava observando um pouco mais, especialmente quando você analisa e acredita que pode fazer melhor em alguns lugares. Então, sim, comecei o projeto de retorno”, encerrou Hulkenberg.

Até o momento, Mick Schumacher parece não ter nada definido em relação ao seu futuro na Fórmula 1, mas os mais recentes boatos cogitam o alemão como piloto reserva na Mercedes em 2023.

Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram
Twitch
TikTok
Kwai

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.