Nico Hulkenberg afirmou que não ficou surpreso que Carlos Sainz tenha recusado a chance de ser seu companheiro de equipe na Sauber/Audi na Fórmula 1 no próximo ano, para assinar com a Williams.
A Audi agiu rapidamente no mercado de pilotos no início desta temporada para garantir a assinatura de Hulkenberg em um contrato de pelo menos dois anos, começando em 2025, enquanto se prepara para estrear oficialmente na F1 em 2026 como equipe de fábrica, após ter comprado a Sauber, que atualmente corre com o nome de Stake F1 Team.
Foi bastante divulgado que a marca alemã estava em negociações com Sainz, que terá que deixar a Ferrari após o final da atual temporada, onde será substituído por Lewis Hamilton em 2025.
Mas embora a Sauber-Audi fosse vista como uma opção óbvia, devido aos laços de seu pai (Carlos Sainz Sr.) com a marca no Rally, Sainz optou por um contrato com a Williams.
A decisão de Sainz levou a Sauber-Audi a retomar negociações com outros pilotos, e ainda não anunciou quem será o companheiro de equipe de Hulkenberg na próxima temporada.
Questionado se ficou surpreso com Sainz optando por não se reunir com ele na Sauber em 2025, Hulkenberg respondeu: “Não surpreso. Quero dizer, obviamente ele estava hesitando e pensando nisso por muito tempo. Acho que há outras razões estratégicas pelas quais ele quer se posicionar no futuro e acho que isso foi uma parte muito grande de sua decisão, então, obviamente, não passei muito tempo pensando no assunto. É o que é agora e veremos o resto”, disse o alemão.
Com a Sauber em último lugar no campeonato de construtores este ano, sem nenhum ponto marcado até o momento, o ex-piloto e campeão na F1 em 1997, Jacques Villeneuve, acredita que Sainz tomou uma decisão inteligente ao assinar com a Williams.
“Carlos é rápido, tem muita experiência e sabe trabalhar em equipe”, disse Villeneuve, que conquistou seu seu título na F1 com a Williams. “Ele é inteligente. Ele será uma contratação muito boa e necessária para a Williams. Foi uma jogada muito boa de James Vowles (chefe da Williams). Também será bom para Sainz. Suas outras opções não valiam a pena. A Alpine está toda espalhada e encolhendo, e a Audi provavelmente nunca o levaria a nada especial”, finalizou o ex-piloto canadense.