Nico Hulkenberg está ansioso para ver as possibilidades que podem surgir na Fórmula 1 em 2025, acreditando que um bom começo de temporada com a Haas, possa criar oportunidades em outras equipes.
O experiente piloto alemão impressionou na temporada passada, mesmo diante das dificuldades da Haas, que o trouxe de volta após um período fora de um cockpit como piloto titular desde 2019.
Hulkenberg é um dos treze pilotos do grid atual sem contrato no final de 2024, com o mercado aquecido pela surpreendente mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari no próximo ano.
Seu status de piloto alemão o liga a uma possível mudança para a Sauber, atual Stake F1 Team, mas que se tornará equipe oficial da Audi em 2026.
Embora Hulkenberg tenha afirmado durante os testes da pré-temporada na semana passada, que as negociações com a Haas ainda não começaram, ele disse que não está pressionado para definir seu futuro.
“Não funciona assim, quando eu quero”, disse Hulkenberg à imprensa sobre o momento ideal para definir seus planos para a próxima temporada. “Não é o que eu desejo, é sempre sobre as oportunidades que você tem, o que a concorrência quer, sua equipe ou qualquer outra pessoa.”
“Historicamente, as equipes maiores resolvem essas coisas mais cedo e as menores sempre levam mais tempo por um motivo ou outro. Mas não tenho nenhum estresse específico por isso. Quero começar a temporada, e espero, ter algumas boas performances, para então vermos quais oportunidades podem surgir ou não”, acrescentou.
“Para ser honesto, nem sequer conversamos (com a Haas) porque ainda é cedo. O foco está na pré-temporada e nos testes, e acredito que nos próximos meses uma conversa vai começar a acontecer aqui. A sua equipe atual é sempre uma opção, acho que isso é bastante óbvio. Mas pode haver outras opções se abrindo também, mas acho que é muito cedo para prever ou saber.”
A Haas terminou em último na classificação do ano passado, com problemas de degradação de pneus impedindo seus pilotos de capitalizar várias boas posições de largada.
O novo chefe da equipe, Ayao Komatsu, que substituiu Guenther Steiner no início do ano, alertou que a equipe também está preparada para um início de temporada desafiador em 2024. Isso poderia impactar as chances de Hulkenberg de estar na mira de outras equipes, já que o piloto da Haas sugere que um início positivo apresenta outras chances.
Perguntado se um começo encorajador poderia abrir portas para ele, Hulkenberg respondeu: “Toda corrida é importante, mas se você tiver um bom começo de temporada imediatamente, há aquela dinâmica, que pode ser positiva ou negativa. E isso sempre pode te apontar para uma direção ou outra”, finalizou o alemão.