Algumas corridas dos calendários das principais categorias do esporte a motor carregam grande valor. São provas mundialmente conhecidas e que são objetivo para muitos pilotos conseguirem a glória do triunfo.
A importância é tanta que três formam a Tríplice Coroa do automobilismo. Apesar de ser um título não oficial, torna-se objetivo para competidores, já que são três das mais prestigiadas provas do esporte.
No último final de semana, duas das três corridas foram realizadas. A primeira foi o GP de Mônaco da F1, que teve dia bastante conturbado com chuva, estratégia errada da Ferrari e vitória de Sergio Pérez.
A segunda são as 500 Milhas de Indianápolis – inclusive, vale o dobro de pontos na temporada da Indy. Na 106ª edição da prova, o grande vencedor foi Marcus Ericsson que cresceu o ritmo no final e entrou no rol dos vencedores.
A última da lista que compõe a Tríplice Coroa são as 24 Horas de Le Mans. Parte do Mundial de Endurance, é uma das disputas mais exigentes do automobilismo e que atrai a atenção – a edição de 2022 acontece nos dias 11 e 12 de junho.
Até hoje, apenas um competidor conseguiu alcançar o título: Gaham Hill. O inglês venceu Mônaco cinco vezes, a Indy 500 uma vez em 1966 e em Le Mans em 1972, além de ser bicampeão da F1.
Diversos pilotos chegaram a bater na trave de conseguir alcançar o feito, mas sempre faltando uma das vitórias. Na lista aparecem nomes como Bruce McLaren, faltando a Indy 500, assim como Fernando Alonso. Já Juan Pablo Montoya nunca venceu em Le Mans.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.