F1 irá se “espremer” por ruas antigas no novo GP em Baku

Confirmado para o dia 29 de junho, o GP da Europa, em Baku, no Azerbaidjão, promete muita beleza e também velocidade mesmo se tratando de um circuito de rua.

A organização do GP divulgou hoje um vídeo onde mostra os 6 km do traçado que perde em distância apenas para o tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Possui 20 curvas, perdendo apenas para Cingapura com 23 e Abu-Dhabi com 21.

Na grande reta do circuito os carros deverão atingir 340 km/h, e o tempo de volta esperado é em torno dos 1min42.

Mas o que realmente intriga a respeito do novo circuito diz respeito a largura da pista. Mesmo previsto em regulamento que as pistas devem ter no mínimo 12m de largura, o novo circuito que percorre ruas medievais da cidade possui trechos com apenas 7,6m de largura. Considerando a largura de 1,80 dos carros parece ser algo desconfortável.

O GP da Europa, em Baku, se viu ameaçado nos últimos meses devido a queda no preço do barril de petróleo o que levou a desvalorização da moeda local em quase 30%. Porém, os organizadores conseguiram um empréstimo milionário e prometem cumprir o contrato que prevê inicialmente seis provas no país:

 

Veja o vídeo: