A Arábia Saudita cruzou o caminho da Fórmula 1 em 2021 ao assinar um contrato de 10 anos. As etapas desde então ocorreram no Jeddah Corniche Circuit, mas o plano era que a categoria migrasse o quanto antes para a cidade de Qiddiya, recém-construída nos arredores de Riad.
Contudo, as instalações de última geração ainda estão longe de acabar, com previsão da obra ser finalizada até 2028, no mínimo. Dessa forma, Jeddah permanece na rota da Fórmula 1 até 2027, como consequência, instalações temporárias na pista vão se tornar permanentes.
“É importante prepararmos a pista de Jeddah para o futuro e, por esse motivo, trabalhamos novamente com a FIA e a Fórmula 1 para garantir que tenhamos um circuito que nos permita realizar o esporte enquanto o trabalho começa na pista de Qiddiya”, afirmou Martin Whitaker, CEO da Saudi Motorsport Company, promotora do evento.
“O centro automotivo Qiddiya está sendo projetado para liderar o mundo em design e entretenimento de circuitos da Fórmula 1. Um projeto único e emocionante, Qiddiya será um local que todos vão querer visitar, mas agora e no futuro imediato o foco e a atenção do mundo estarão em Jeddah e na costa do Mar Vermelho no mês de março.”
A corrida neste ano será a segunda do campeonato, com data marcada para o dia 19 de março. Em 2024, espera-se que a Arábia Saudita abra a temporada por conta do período de Ramadã.
“Este ano, o Ramadã começa três dias após a nossa corrida, mas no próximo ano será de 10 de março a 9 de abril de 2024. Obviamente, por causa da santidade do Ramadã, seria impossível sediar um Grande Prêmio durante esse período, mas, em última análise, qualquer decisão sobre os horários da corrida no próximo ano está nas mãos da Fórmula 1 e da FIA.
“Estamos aguardando esclarecimentos do promotor e do corpo diretivo em relação à nossa data de 2024. Como de costume, isso não será anunciado em breve”, finalizou Whitaker.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.