F1: Jornal suíço crava renovação entre Sauber e Bottas; Bortoleto ficaria sem vaga

Segundo o jornal suíço ‘Blick’, Valtteri Bottas, piloto finlandês da Audi-Sauber, renovou seu contrato por mais um ano, apesar das especulações sobre mudanças no time para a temporada de 2025 da Fórmula 1. A informação veio à tona durante o GP de Singapura, onde um chefe de equipe confidenciou a notícia durante uma pausa nos treinos para o jornalista Roger Benoit. Este mesmo chefe já havia revelado, antes do anúncio oficial, a parceria entre Audi e Sauber em 2022.

“Sabia que Bottas assinou novamente por um ano?”, disparou o chefe de equipe.

Enquanto o segundo piloto da equipe, ao lado de Nico Hülkenberg, ainda não foi confirmado, a permanência de Bottas, que atualmente ocupa a última posição no campeonato de 2024, surpreenderia muitos fãs. Mesmo sem marcar pontos em 27 corridas, o finlandês de 35 anos continuará na equipe em 2025, o que gerou especulações sobre as intenções do chefe da equipe, Mattia Binotto, e seu time.

Na Fórmula 1, as equipes têm dado preferência a pilotos jovens, com muitos substituindo nomes experientes por promessas das categorias de base. A Mercedes, por exemplo, já confirmou Andrea Kimi Antonelli, de 18 anos, como substituto de Lewis Hamilton, que se transferirá para a Ferrari. A Racing Bulls planeja substituir Daniel Ricciardo por Liam Lawson, de 22 anos, após o GP de Singapura. A Haas e a Alpine também apostam em juventude, com Esteban Ocon e Oliver Bearman na Haas, e Jack Doohan na Alpine.

A situação na Audi-Sauber é um contraste, com a possibilidade de contar com uma dupla de pilotos cuja soma de idades ultrapassa 73 anos. Isso gerou um debate no paddock sobre a longevidade dos pilotos na Fórmula 1, especialmente em uma equipe que não tem conseguido bons resultados recentemente. Bottas, que terminou as sessões de treino em Singapura na última posição, ainda acredita estar em sua melhor forma. “Estou pilotando melhor do que nos meus tempos de Mercedes. Só que ninguém percebe!”, afirmou o finlandês.

Enquanto Bottas permaneceria na equipe, surgiram rumores sobre a possibilidade de Franco Colapinto, atualmente na Williams, negociar um assento na Audi-Sauber para 2025. O jovem piloto argentino impressionou nas corridas em Monza e Baku, e novamente na pista de Singapura, ao terminar na 16ª posição, mesmo sem as atualizações de carro recebidas por seu companheiro de equipe Alexander Albon, que ficou em nono.

Outro nome cotado para a Audi-Sauber é Gabriel Bortoleto, líder da Fórmula 2. O brasileiro de 19 anos vem se destacando na categoria e é visto como uma alternativa jovem e promissora para substituir Bottas, mas que tem ligações com a McLaren e muito se discute sobre um desacordo entre as duas equipes sobre a duração de um possível empréstimo. Ambos os pilotos, Colapinto e Bortoleto, são apontados como opções viáveis para elevar o desempenho da equipe.

Com a Audi assumindo o controle completo da Sauber em 2025, outra questão levantada no paddock é sobre os impactos financeiros da crise na Volkswagen, que anunciou recentemente a possível demissão de 30 mil funcionários e o fechamento de fábricas. Ainda assim, a Fórmula 1 tem se mostrado um investimento lucrativo para as equipes, com muitos times apresentando resultados financeiros positivos nos últimos anos.

O futuro da Audi-Sauber será observado de perto, especialmente se a equipe continuar a apostar em veteranos como Bottas ou decidir investir em talentos jovens, como Colapinto ou Bortoleto.

O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Singapura com o jornalista Rodrigo França.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.