O jornalista e comentarista de Fórmula 1, Olav Mol, acredita que a aposentadoria possa ser a escolha mais lógica para Adrian Newey, caso ele opte por deixar a Red Bull Racing. O motivo principal seria uma cláusula contratual que poderia impedir o renomado projetista de trabalhar em outras equipes da categoria antes de 2027.
De acordo com Mol, mesmo que Newey deixe a Red Bull ao final da temporada 2025, quando seu contrato com a equipe austríaca termina, uma cláusula de ‘período de jardinagem’ de um ano, constante no atual contrato, o impossibilitaria de atuar por outro time até 2027. O comentarista considera a aposentadoria como algo ‘mais óbvio’ diante desse cenário, especialmente levando em conta que o diretor técnico da Red Bull estará prestes a completar 70 anos nessa época.
O nome de Newey vem sendo muito associado à Ferrari, e ele inclusive foi visto recentemente perto de Maranello, sede da equipe italiana. O próprio britânico de 65 anos já admitiu ter cogitado um acerto com a Scuderia no passado, mas que na época o plano não se concretizou por motivos familiares, porém ele declarou que trabalhar pela lendária Ferrari, ‘sempre seria uma ideia tentadora’.
Mas o que vem sendo cogitado no momento, é que Newey talvez não espere até o final de seu contrato com a Red Bull em 2025, mas sim que ele pode romper o atual acordo já no final da temporada 2024, o que mesmo com o ‘período de jardinagem’, o liberaria para outra equipe em 2026.