A jornalista e comentarista de Fórmula 1, Jennie Gow, agitou os bastidores da categoria ao sugerir Valtteri Bottas como possível substituto de Sergio Perez na Red Bull Racing na temporada 2025. A ideia, segundo Gow, seria uma solução ‘tampão’ ao lado de Max Verstappen.
Bottas vai ficar sem vaga no grid em 2025 após a Audi, que assumirá a atual Sauber em 2026, anunciar a contratação do brasileiro Gabriel Bortoleto para ser companheiro de Nico Hulkenberg. O finlandês, vencedor de dez GPs na F1, chegou a ser cotado para uma função de piloto reserva na Mercedes, equipe com a qual conquistou cinco títulos consecutivos de construtores como companheiro de Lewis Hamilton entre 2017 e 2021.
Com a muito provável saída de Perez após um desempenho abaixo do esperado em 2024, a Red Bull busca um novo piloto para a segunda vaga. O mexicano está 242 pontos atrás de Verstappen a três corridas do fim da atual temporada. O consultor da Red Bull, Helmut Marko, já havia confirmado que uma decisão final sobre o futuro de Perez só será tomada após o GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada.
Liam Lawson, piloto da RB, e o estreante da Williams, Franco Colapinto, aparecem como os principais candidatos à vaga. No entanto, a proposta de Gow coloca Bottas como uma opção interessante, caso a Red Bull não esteja preparada para tentar tirar Carlos Sainz da Williams, o que realmente não deve acontecer.
“Se eu te dissesse: ‘Valtteri Bottas vai para a Red Bull’, você acharia isso totalmente estranho?”, questionou Gow no podcast The Fast and Curious. “Digamos que a Red Bull esteja procurando alguém para preencher temporariamente a segunda vaga. Alguém que apenas ocupe o lugar e faça o que lhe é pedido. Ele é rápido, trabalha muito bem em equipe. Se eles estivessem procurando um ‘tapa-buraco’ para não expor seus pilotos mais jovens a muita pressão muito cedo, eu diria que Bottas seria uma boa opção”, disse ela.
Gow reconhece a pouca chance dessa contratação, mas defende a ideia: “Sabemos que Carlos Sainz não pode ir para a Red Bull, pois ele já assinou com a Williams e os pais (Jos Verstappen e Carlos Sainz Sr.) não se dão bem. Então, você não pode colocá-lo naquela vaga, mas alguém como Valtteri Bottas poderia funcionar”, acrescentou.
Apesar de admitir que a chance é remota, Gow afirmou: “Eu não sei. Eu acho que não. Acho que ninguém considerou isso, mas de repente eu pensei: ‘Será que eu inventei alguma coisa? É genial’,” finalizou a jornalista.