Como é o protocolo, após o encerramento de uma corrida os três primeiros colocados são instruídos a estacionarem o carro em lugar de destaque, seja no pit lane ou na pista. Após a prova em Jeddah, somente Sergio Pérez e Fernando Alonso posicionaram os carros no lugar indicado na pista, com Max Verstappen levando o RB19 para o pit lane.
Ao receber a bandeira quadriculada, Pérez foi informado pelo seu engenheiro Sam Bird: “Permaneça na pista”, contudo, o piloto da Red Bull indicou: “Max está passando pelo pit lane”, ao passo que Bird respondeu: “Ele deveria estar na pista.”
Alguns espectadores sugeriram que a atitude de Max Verstappen foi um ato de revolta por não ter levado a melhor em virtude de problemas no carro. Além disso, foi questionado se o holandês merecia uma punição por não seguir o protocolo.
No podcast Sky Sports F1, o jornalista David Croft disse para as pessoas pararem “de procurar teorias da conspiração com o comentário de ‘qualquer outra pessoa receberia uma penalidade’. Imagino que Max apenas o trouxe para onde ele normalmente o traz, se esqueceu e não foi informado de que deveria estacioná-lo no grid”, argumentou o britânico.
Os colegas de Croft discordaram. Matt Baker perguntou: “Você acha? Quero dizer, Max está acostumado a vencer corridas de Fórmula 1, ele sabe onde estacionar.” Enquanto Natalie Pinkham reagiu com um “sério?”
“Onde Max estacionou seu carro no Bahrein? Na rampa sob o pódio no parque fechado”, rebateu Croft. “Onde os carros normalmente param no final de uma corrida? No parque fechado. Eles normalmente não vão para o grid”, concluiu o jornalista.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.