Carlos Sainz pode ter que decidir seu futuro na Fórmula 1, antes mesmo de a Red Bull Racing definir sua dupla de pilotos para 2025. O espanhol busca uma nova equipe após perder sua vaga na Ferrari para Lewis Hamilton na próxima temporada.
A Red Bull precisa escolher o companheiro de Max Verstappen, já que o contrato de Sergio Perez se encerra no final de 2024. Sainz impressionou com a vitória no GP da Austrália, o que aumentou o interesse da Red Bull Racing.
No entanto, a Red Bull não tem pressa para substituir Perez, e até mesmo, ainda não confirmou se realmente vai dispensar o mexicano. Segundo o jornalista Lawrence Barretto, a equipe prefere esperar até o meio do ano para tomar uma decisão, o que pode ser tarde demais para Sainz, que corre o risco de ficar sem equipe em 2025.
“Minhas fontes dizem que Sainz já estava na lista de candidatos da Red Bull antes do GP da Austrália”, escreveu Barretto para o site oficial da F1. “O problema para Sainz é que a Red Bull não tem pressa para escolher o companheiro de Verstappen em 2025. Acredita-se que eles estejam dispostos a esperar até o meio do ano, o que pode ser muito tempo para Sainz correr o risco de perder outra oportunidade.”
A Red Bull quer dar mais tempo para Perez comprovar que merece ficar para uma quinta temporada. O mexicano já mostrou que pode ajudar a equipe a vencer o campeonato de construtores sem atrapalhar Verstappen.
Daniel Ricciardo, piloto da RB, era cotado como favorito para substituir Perez em 2025. No entanto, o australiano vem apresentando desempenho inferior ao companheiro Yuki Tsunoda, colocando até mesmo sua permanência na F1 em risco.
Apesar disso, Barretto afirma que Ricciardo ainda é visto como um potencial candidato na Red Bull, um desejo antigo da equipe desde a contratação do piloto para a então AlphaTauri (atual RB) na temporada passada, quando substituiu Nyck de Vries no meio do ano.
Como Ricciardo, Sainz já foi companheiro de Verstappen na Toro Rosso (atual RB) em 2015. Desde a saída de Ricciardo, nenhum piloto conseguiu se equiparar a Verstappen na Red Bull.
Barretto analisa que mudar para a Red Bull seria arriscado para Sainz. “A Red Bull já mostrou que se você tem um mau desempenho, pode ser facilmente substituído. Além disso, o status de Verstappen na equipe poderia limitar o progresso de Sainz”, escreveu o jornalista.
“Por outro lado, ele provavelmente teria um carro capaz de vencer em todas as corridas. E Sainz acredita que pode superar Verstappen. A Red Bull, por sua vez, teria um piloto consistente. Em domingos como o de Melbourne, quando Verstappen abandonou, eles querem que o outro piloto possa vencer, e não ficar fora do pódio, como aconteceu com Perez (que terminou apenas em P5). Até agora nesta temporada, Sainz está provando que pode se sobressair”, finalizou Barretto.