O chefe da equipe Alpine, Otmar Szafnauer, teria sido flagrado circulando pelo centro de hospitalidade da Ferrari, durante o final de semana do GP de Miami de Fórmula 1, provocando rumores sobre seu futuro e o do ex-chefe da Ferrari, Mattia Binotto.
Não foi o início mais tranquilo na temporada 2023 para a equipe, que no momento é apenas P6 entre os construtores com 14 pontos marcados, e o CEO da Alpine, Laurent Rossi, não está nada impressionado, e antes do GP de Miami, ele fez uma avaliação contundente do desempenho da equipe, chamando de ‘inaceitável e amador’.
O apresentador do podcast F1 Nation, Tom Clarkson, afirmou: “Vamos ser honestos, ele queimou a casa, não foi? Ele disse que o time é um bando de diletantes e amadores e todas essas descrições diferentes, e ninguém naquele time gostou disso. E ninguém mais do que o chefe da equipe, Otmar Szafnauer. Agora, ficou uma situação muito difícil.”
Embora tais comentários de Rossi tenham sido bastante surpreendentes por sua própria natureza, Clarkson apontou que o CEO da equipe não é estúpido, e portanto, acredita que deve haver um motivo oculto por trás de suas declarações. E isso poderia ser algo relacionado ao ex-chefe da Ferrari, Binotto?
O ex-chefe da Scuderia entregou sua renúncia ao cargo de chefe da equipe no final da temporada 2022, e agora está em um período de ‘licença de jardinagem’, assim, por enquanto não pode trabalhar em outra equipe da F1.
Clarkson revelou, porém, que quando a gravação do F1 Nation estava ocorrendo em Miami, Szafnauer foi visto entrando e saindo do centro de hospitalidade da Ferrari várias vezes.
Uma ideia que Clarkson teve, era que Szafnauer poderia estar procurando informações sobre o status de Binotto em relação à Ferrari, com a Alpine talvez tendo decidido que Binotto é o objetivo para comandar o time no lugar de Otmar.
“Curiosamente, quando Pedro de la Rosa e eu estávamos gravando este episódio na semana passada no paddock em Miami, em um momento estávamos fora da área de hospitalidade da Ferrari, e Otmar Szafnauer entrou e saiu do local várias vezes. Estou tentando descobrir o que era tudo isso”, concluiu Clarkson.