O chefe da Aston Martin, Mike Krack, afirmou que a queda de rendimento da equipe no meio da temporada 2023 da Fórmula 1, serviu para fortalecer seu relacionamento com Fernando Alonso.
Alonso substituiu o aposentado Sebastian Vettel na Aston Martin no início deste ano, e capitalizou o ressurgimento da equipe nos primeiros oito GPs, obtendo seis pódios. No entanto, a equipe de Silverstone não conseguiu manter esse momento, caindo do terceiro lugar no Campeonato de Construtores para a quinta posição no final do ano.
Mas Krack acredita que a fase ruim que se seguiu à ‘lua de mel’ da Aston Martin solidificou o espírito coletivo, que colocou a equipe em uma posição mais forte para 2024.
Questionado sobre como a chegada de Alonso beneficiou toda a equipe, Krack disse: “É muito bom. No começo eu pensei que era uma lua de mel. E então tivemos tempos mais difíceis como equipe também.”
“Acho que com as qualidades reais da equipe, de Fernando, de Lance (Stroll), nós nos unimos. Foram tempos realmente difíceis há algumas corridas atrás. E eu acho que o relacionamento se tornou ainda mais forte com isso”, acrescentou.
Quando pressionado a oferecer exemplos, Krack respondeu: “Superconstrutivos, ambos os pilotos. Eles concordam um com o outro sobre os principais problemas. E sempre foi construtivo. Onde quer que estivéssemos, mesmo em Silverstone, estando na pista, era sempre factual. Sabe, sem trazer emoção ou o que quer que seja, foi um prazer ver isso.”
Em uma tentativa de reverter sua queda de desempenho no meio do ano, a Aston Martin introduziu um pacote de atualização no GP dos EUA. Mas a equipe britânica encontrou problemas para otimizar seus últimos desenvolvimentos, o que resultou em ambos os carros sendo retirados para o pit lane e Alonso voltando a uma especificação mais antiga do AMR23.
Depois de enfrentar mais dificuldades no México, os aprendizados da Aston Martin permitiram que Alonso voltasse ao pódio no Brasil, apenas seu segundo resultado entre os três primeiros desde julho.
Falando em Abu Dhabi, Krack elogiou a atitude do espanhol em continuar apoiando a equipe durante o período difícil que se mostrou caro em sua luta com a McLaren.
“Como equipe, ficamos maravilhados desde o primeiro dia, e até hoje, na verdade”, disse Krack. “Estou muito feliz por termos conseguido estender a ‘lua de mel’. Acho que recebemos um companheiro de equipe notável, construtivo em todos os momentos, especialmente quando estava difícil.”
“Quando o carro era competitivo, ou mais competitivo, obviamente é mais fácil ser construtivo, mas as verdadeiras qualidades se revelaram, e vamos pegar este exemplo do México, que ambos os pilotos, teria sido fácil pegar os microfones e criticar a equipe , ir contra a equipe, e provavelmente teria sido merecido, mas acho que as verdadeiras qualidades do caráter de companheirismo de equipe de ambos os pilotos vieram à tona naquele momento. Para mim, esse é um dos destaques da temporada, como equipe, que conseguimos nos manter unidos naquele momento”, disse ele.
A consistência de Alonso ao longo do ano o viu prevalecer em uma disputa entre quatro pilotos pela quarta posição no Campeonato de Pilotos, alcançando sua melhor colocação em dez anos. Quando questionado se já havia uma intenção de renovar o contrato do espanhol por parte da equipe, Krack respondeu: “Acho que não preciso responder a essa pergunta. Absolutamente sim!”, encerrou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.