F1
|
8 de outubro de 2024 13:55

F1: Krack não culpa túnel de vento da Mercedes por desempenho ruim da Aston Martin

O chefe da Aston Martin, Mike Krack, acredita que culpar o compartilhamento do túnel de vento da Mercedes, seria uma ‘desculpa muito fácil’ para o desempenho ruim de sua equipe na temporada 2024 da Fórmula 1. Krack e a Aston Martin começaram a temporada de 2023 com seis pódios nas primeiras oito etapas da temporada, todos com Fernando Alonso, mas caíram na ordem de classificação com o passar do ano, com o espanhol ainda assim conquistando mais dois pódios na segunda parte da temporada.

Em 2024, a equipe sediada em Silverstone começou o ano como a quinta equipe mais rápida, mas mais uma vez encontrou teve desenvolvimento repleto de dificuldades. A Aston Martin tem horários específicos em que pode usar o túnel de vento da Mercedes, mas Krack afirmou que isso não está por trás de sua queda de desempenho, para uma briga no pelotão intermediário com Haas, RB e Williams.

“Acho que seria uma desculpa muito fácil”, disse Krack. “Temos outra equipe usando o mesmo túnel de vento com menos tempo. Então isso não é uma desculpa.”

Em 2024 a Aston Martin ainda não chegou ao pódio e ocupa o quinto lugar na classificação de construtores com 86 pontos, 243 pontos atrás da Mercedes. A diferença entre as duas levou Krack a concluir que ‘com a mesma ferramenta, poderíamos fazer melhor’.

Compartilhar um túnel de vento é um problema que a Aston Martin só tem que suportar por mais alguns meses. A revitalizada sede da equipe em Silverstone possui um novo túnel de vento de última geração, que entrará em operação no novo ano. Essa é apenas uma parte da visão do proprietário da equipe, Lawrence Stroll, de tornar a Aston Martin uma equipe de ponta na F1. Uma parceria de motores a partir de 2026 com a Honda, dará potência aos carros que sairão do novo túnel de vento da Aston Martin. Os esforços técnicos da equipe serão reforçados em 2025 com as novas contratações de Enrico Cardile (Diretor Técnico) e Adrian Newey (Parceiro Técnico Administrativo).

A promessa para o futuro não pode ser a razão pela qual a Aston Martin está tendo um desempenho abaixo do esperado no presente, de acordo com Krack. “Se você é uma equipe em processo de construção, não é apenas colocar o túnel de vento lá, mas também ter a tecnologia, a metodologia e a maneira como você realiza os testes. Nós fomos uma equipe cliente por muitos anos e você tem que construir todas essas coisas em paralelo, mas se essa é a escolha que você faz, você não deve usá-la como desculpa depois. Você tem essa parte (túnel de vento) que tem que ser desenvolvida, mas você também tem um carro a ser desenvolvido e não deve usar um para desculpar o outro”, encerrou o chefe da Aston Martin.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.