Os colchetes no grid de largada para o GP da Austrália de Fórmula 1, foram aumentados em 20 centímetros na largura, depois que os pilotos reclamaram que estavam tendo dificuldades para ver as linhas laterais.
Esteban Ocon foi o primeiro a receber uma penalidade por alinhar fora da posição correta, ficando com os pneus fora do colchete no lado direito, já na primeira corrida do ano no Bahrein. Isso provocou uma penalidade de cinco segundos para o francês.
Ocon alertou na ocasião que mais penalidades se seguiriam para outros pilotos. “Parece uma penalidade estúpida”, disse ele ao Canal 4. “Mas não é tão fácil quanto parece estacionar o carro no lugar certo, especialmente com esses carros grandes.”
“Sinceramente, não sabia se estava na área correta ou não naquela corrida, mas honestamente é muito difícil, mas essa é a regra agora e precisamos ser mais cautelosos com tudo o que fazemos. Não acho que seja o fim da história”, acrescentou o francês.
Ele estava certo, pois uma corrida depois, no GP da Arábia Saudita, seu ex-companheiro de equipe Fernando Alonso, foi penalizado pela mesma infração, com o agora piloto da Aston Martin ficando muito à esquerda em seu colchete na largada, e também recebeu cinco segundos de penalidade.
Depois dessas duas ocorrências, o piloto da Mercedes, George Russell pediu que o bom senso prevalecesse, dizendo que os pilotos estão sentados tão baixos, que provavelmente conseguem ver apenas os dez ou cinco centímetros superiores do pneu, portanto não vendo o asfalto.
“Temos essas grandes e longas linhas amarelas apontando (para o posicionamento das rodas dianteiras), mas não consigo nem ver a linha amarela, muito menos as linhas brancas. Determinar sua posição lateral no colchete é muito, muito difícil”, disse Russell.
Parece que a FIA ouviu as observações dos pilotos, com algumas informações afirmando, que já no grid de largada no circuito de Albert Park no próximo final de semana, os colchetes serão 20 cm mais largos do que no ano passado.
Muito provavelmente a FIA deve manter essa preocupação para as próximas corridas da temporada, também aumentando a largura dos colchetes nos demais circuitos usados pela Fórmula 1.