O canadense Nicholas Latifi, afirmou que está deixando a Fórmula 1 com ‘negócios inacabados’, mas aceita que é assim que a categoria funciona.
Latifi passou seus três anos na F1 correndo com a Williams, mas nesse período, apenas três vezes ele marcou pontos, ficando a maior parte do seu tempo na categoria, sempre no final do grid.
Depois de uma temporada particularmente ruim em 2022, aparentemente pior que nos anos anteriores, não foi nenhuma surpresa quando foi anunciado pela Williams em setembro, que Latifi seria dispensado pela equipe, com o novato Logan Sargeant mais tarde sendo nomeado como seu substituto para 2023.
Tendo terminado em segundo lugar no campeonato da Fórmula 2 em 2019, atrás de Nyck de Vries, e tendo conseguido quatro vitórias na categoria júnior, Latifi esperava mais de sua carreira na F1, que agora ele admitiu que provavelmente acabou.
“Sou muito grato pelos três anos que tive com a Williams na Fórmula 1”, disse Latifi para a imprensa após o GP de Abu Dhabi. “Estou deixando a categoria com a sensação de que queria alcançar e realizar mais, mas nem sempre funciona assim no automobilismo. Ao longo do caminho, houve altos e baixos com muitos laços fortes e amizades que vou valorizar”, acrescentou.
Infelizmente, Latifi não conseguiu terminar sua última corrida na F1 em Yas Marina, porque foi atingido por trás por Mick Schumacher da Haas (outro dispensado por sua equipe) na volta 39, e teve que abandonar um pouco depois.
“O incidente com Mick realmente nos deixou desanimados e depois sofremos um problema elétrico que nos obrigou a abandonar”, disse Latifi. “Não é assim que eu queria terminar meu último GP, mas é o que é”, disse o canadense.
Jost Capito, CEO da Williams e chefe da equipe, prestou homenagem a Latifi na saída do piloto: “Gostaria de agradecer imensamente a Nicholas por seus três anos correndo com a equipe. Ele é um membro muito querido da equipe e sempre será um membro da família Williams, desejamos a ele muita sorte em seu futuro”, finalizou Capito.
Como o próprio Latifi admitiu, sua carreira na Fórmula 1 muito provavelmente está encerrada. O que ele irá fazer no futuro ainda não foi definido pelo piloto canadense, mas não é impossível que ele vá correr em alguma outra categoria.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon