F1
|
20 de dezembro de 2024 10:41

F1: Lawson bate recorde de menos GPs antes da promoção para Red Bull

Liam Lawson foi confirmado como piloto da Red Bull Racing para a temporada 2025 da Fórmula 1, substituindo Sergio Perez após uma temporada muito ruim do mexicano em 2024. Com apenas onze GPs disputados na F1, Lawson estabeleceu um novo recorde de promoção mais rápida à equipe principal da Red Bull, superando a marca anterior de Alex Albon, que participou de doze corridas antes de conquistar sua vaga.

A decisão foi anunciada na última quinta-feira (19), após o mau desempenho de Perez, que somou apenas 48 pontos desde o GP da Emilia-Romanha. Lawson, que impressionou como substituto de Daniel Ricciardo em cinco provas em 2023, recebeu uma nova oportunidade em 2024, também substituindo o australiano em seis GPs na parte final da temporada, e mostrou um desempenho consistente, conquistando a confiança da equipe para assumir a vaga ao lado de Max Verstappen.

Durante a história da Red Bull, apenas seis pilotos haviam feito o salto da equipe júnior para a principal, incluindo nomes como Sebastian Vettel e Max Verstappen. No entanto, nenhum deles chegou à Red Bull com tão poucas corridas quanto Lawson.

O consultor da equipe, Helmut Marko, famoso por sua abordagem rígida de ‘afundar ou nadar’, parece satisfeito com a rápida adaptação de Lawson à Fórmula 1, destacando o potencial do jovem neozelandês.

Abaixo a quantidade de corridas na F1 que cada piloto júnior da Red Bull participou na equipe irmã (antes chamada de Toro Rosso e AlphaTauri, até se tornar RB), antes de assumir uma vaga no time principal:

Liam Lawson – 11 corridas
Alex Albon – 12 corridas
Daniil Kvyat – 19 corridas
Max Verstappen – 23 corridas
Sebastian Vettel – 25 corridas
Pierre Gasly – 26 corridas
Daniel Ricciardo – 39 corridas

Com essa promoção, Lawson terá a missão de mostrar que seu talento justifica a confiança da Red Bull e poderá ajudar a equipe a manter sua competitividade na próxima temporada.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.