F1: Lawson chateado após ser anunciado como piloto reserva em 2024

Liam Lawson teve dificuldades para se alegrar mesmo tendo superado Yuki Tsunoda no GP do Japão de Fórmula 1, especialmente porque é Tsunoda quem tem o lugar garantido na AlphaTauri para 2024, com o neozelandês tendo assinado apenas como piloto reserva.

Jogado às pressas na AlphaTauri quando foi chamado para substituir o lesionado Daniel Ricciardo no sábado do GP da Holanda, Lawson terminou em 13º lugar, enquanto Tsunoda ficou em 15º.

Com Tsunoda não iniciando a corrida na Itália e sendo forçado a abandonar na primeira volta em Singapura, corrida em que Lawson registrou o melhor resultado da equipe no campeonato, um 9º lugar, foi apenas no Japão que eles se enfrentaram novamente em uma corrida.

Lawson venceu essa disputa enquanto terminava em 11º lugar, igualando sua posição de largada, enquanto Tsunoda perdeu três posições, caindo do 9º para o 12º lugar.

No entanto, Lawson não se sentiu confortável com essa ‘vitória’, pois, apenas um dia antes, a Red Bull confirmou que ele não teria um lugar de titular em 2024. Em vez disso, a equipe optou por continuar com Tsunoda na AlphaTauri e nomeou Daniel Ricciardo como seu companheiro de equipe.

“Não é satisfação”, disse Lawson após a corrida. “Eu quero ser piloto titular mas não tenho um lugar agora. Basicamente, é apenas fazer o melhor trabalho que posso cada vez que entro no carro, e vou continuar fazendo isso enquanto estiver pilotando.”

O jovem de 21 anos lamentou a falta de ritmo que o impediu de repetir sua façanha de marcar pontos em Singapura. “Não tínhamos exatamente a velocidade”, disse ele. “Para ser honesto, os únicos carros com os quais realmente estávamos disputando eram os da Alpine e eles estavam muito rápidos. Isso significa que ficamos fora dos pontos, infelizmente. Acho que praticamente maximizamos o que poderíamos”, acrescentou.

Embora Lawson tenha sido confirmado como piloto reserva da AlphaTauri e Red Bull Racing para 2024, há rumores de que ele ainda poderia substituir Logan Sargeant, sob muita pressão, na Williams. No entanto, por enquanto, o neozelandês nem mesmo sabe se estará no AT04 na próxima corrida, marcada para o Catar.

Falando com a Sky Sports após o anúncio da AlphaTauri, Lawson disse que ‘não tem ideia’ do que o futuro reserva. “Não importa quanto tempo isso dure. Quero chegar ao final e saber que fiz absolutamente tudo o que pude.”

“Eu odiaria olhar para trás e pensar que poderia ter feito algo mais ou coloquei muita pressão sobre mim, ou fiz algo que afetou isso. Quero um lugar na Fórmula 1, e onde quer que seja, minha jornada tem sido com a Red Bull nos últimos cinco anos, e agora, é aí que estou olhando, tudo o que já pensei em me juntar é com a Red Bull, então é isso que estou tentando alcançar”, finalizou Lawson.

Apesar de não ter sido confirmado oficialmente, diz-se que o contrato de Lawson como reserva em 2024, teria uma garantia de que ele será titular em 2025, mas não se sabe se na AlphaTauri ou na Red Bull, nem se isso é realmente verdadeiro.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.