O piloto júnior da Red Bull, Liam Lawson, afirmou que seu foco total continua sendo a conquista do título na Super Fórmula, em meio à crescente especulação que o liga a uma possível substituição de Nyck de Vries na equipe AlphaTauri na Fórmula 1.
Lawson chegou a ser cogitado para ocupar o lugar de Pierre Gasly no time de Faenza ao lado de Yuki Tsunoda este ano, quando o francês mudou para a Alpine, mas Nyck de Vries acabou sendo o escolhido para o lugar, enquanto Lawson impressionou fortemente desde sua mudança para a categoria japonesa.
O neozelandês conquistou uma vitória em sua estreia e assumiu a liderança do campeonato no último domingo, ao conquistar sua segunda vitória na categoria, apesar de estar com pneus consideravelmente mais velhos do que seus concorrentes mais próximos.
Enquanto isso, De Vries vem tendo dificuldades em sua temporada de estreia na F1, sendo um dos dois únicos pilotos a não ter marcado nenhum ponto até o momento (o outro é Logan Sargeant da Williams), além de ser responsável por alguns acidentes.
O consultor da Red Bull, Helmut Marko, aumentou a pressão sobre o piloto holandês após o GP de Miami, dizendo que ele teria três finais de semana de corrida para melhorar seu desempenho, com Lawson sendo apontado como uma das duas opções para o lugar de De Vries, além de outro piloto júnior da Red Bull, Ayumu Iwasa, atualmente correndo na Fórmula 2.
No entanto, Lawson afirmou que seu objetivo atual é conquistar o título na Super Fórmula este ano, e se colocar em uma posição forte para conseguir uma vaga na F1 em 2024.
“É um bom momento no sentido de me colocar na liderança do campeonato, e é nisso que estou pensando no momento”, disse ele ao Autosport.
“Quero terminar o ano e lutar pelo campeonato, e isso vai me dar a melhor oportunidade para o ano que vem. Em termos do que está acontecendo na F1, está completamente fora do meu controle”, concluiu Lawson.