O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, expressou otimismo em relação ao novo carro da equipe para a temporada 2024 da Fórmula 1, afirmando que é ‘definitivamente um passo à frente’ em relação ao SF-23, conforme indicado nos testes de simulador.
Após uma temporada desafiadora que viu a Ferrari cair para o terceiro lugar no Campeonato de Construtores, a equipe italiana está comprometida com uma reformulação completa com o SF-24, apresentado nesta terça-feira. Carlos Sainz realizou o primeiro teste no circuito de Fiorano, e Leclerc elogiou as primeiras impressões do modelo virtual.
“No simulador, a sensação é boa”, disse Leclerc. “O carro é definitivamente um passo à frente em comparação com o do ano passado. Estamos focando nas principais fraquezas que tivemos em 2023, como fazemos todos os anos, e até agora o carro no simulador tem reagido extremamente bem.”
Leclerc reconhece que o progresso da equipe só será confirmado quando o carro entrar na pista para disputar com os concorrentes. “Há obviamente outra parte importante nisso, que é o quanto isso se correlaciona com o carro real quando o colocarmos pela primeira vez na pista no Bahrein. Esse será um momento crucial para determinar se fizemos um bom trabalho para esta temporada. Mas até agora, está tudo indo bem, e tudo o que testamos no simulador foi positivo.”
O piloto destacou que o objetivo principal da Ferrari era produzir um carro que superasse as dificuldades enfrentadas com o SF-23. “Acho que a principal área em que tivemos que trabalhar foi a sensibilidade às mudanças de condições (climáticas e de pista)”, disse Leclerc. “Tínhamos um carro muito ‘temperamental’ no ano passado, forte em condições perfeitas, mas com grande impacto em nosso desempenho em situações adversas, como vento. Isso é algo que gostaria de ver mudar para este ano.”
Enquanto isso, antes de testar a nova criação da Ferrari, Carlos Sainz concordou com a avaliação positiva de Leclerc sobre o comportamento virtual do carro em comparação ao ano anterior. “Eu realmente não gosto de entrar em detalhes sobre como o carro se comporta no simulador, porque é algo muito privado para a equipe”, afirmou Sainz. “Mas sim, definitivamente parece diferente. O objetivo é que o carro pareça diferente, dê mais confiança aos pilotos e extraia mais tempo de volta. No ano passado não foi fácil nesse aspecto, mas este ano, tenho certeza de que demos passos na direção certa. Se será o suficiente, só o tempo dirá.”
O espanhol, que conquistou a única vitória não pertencente à Red Bull na última temporada no GP de Singapura, reconhece que a Ferrari precisará melhorar em todas as áreas para ser uma concorrente ao título. “Acredito que, se realmente quisermos disputar o título este ano, precisamos melhorar em todas as áreas do carro. É exatamente o que temos tentado fazer durante todo o intervalo entre as temporadas, tentando melhorar cada área. Não deixar nada sem ser tocado ou sem tentar melhorar”, finalizou Sainz.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.