Piloto elogia evolução da equipe e vê futuro promissor com Vasseur no comando
Charles Leclerc, piloto da Ferrari, analisou os avanços que a equipe italiana tem alcançado desde sua chegada à escuderia, em 2019. Após cinco temporadas sem conquistar títulos, a Ferrari se encontra na disputa pelo campeonato de construtores em 2024, apenas 29 pontos atrás da líder McLaren, com três etapas restantes.
O monegasco destacou áreas específicas de progresso e elogiou o trabalho em equipe que vem sendo desenvolvido. “Havia algumas fraquezas quando cheguei à equipe. A gestão de pneus, por exemplo, era uma fraqueza minha, mas agora é uma das minhas forças. Como equipe, melhoramos a maneira como trabalhamos juntos. São pequenos passos a cada ano, mas na direção certa, e isso faz a diferença.”
Leclerc também exaltou a evolução na estratégia da equipe sob o comando de Ravin Jain. “Em termos de estratégia, estamos em uma posição muito melhor hoje. Ravin e sua equipe estão fazendo um trabalho excepcional.”
O papel de Fred Vasseur no sucesso da Ferrari
Leclerc acredita que a chegada de Frederic Vasseur como chefe de equipe em 2023 foi fundamental para consolidar o crescimento da Ferrari. Ele elogiou o equilíbrio emocional do francês, que considera essencial para lidar com a intensa paixão característica da equipe italiana
“Acho que o Fred trouxe muitos benefícios à equipe. A Ferrari tem muita paixão, e isso ajuda as pessoas a se dedicarem além do normal porque amam o que fazem. No entanto, isso pode cobrar um preço emocional em tempos difíceis. Fred é uma pessoa emocionalmente estável, ao menos no ambiente profissional, e isso é exatamente o que a Ferrari precisava. Ele sempre tem uma visão clara e não se deixa influenciar pela percepção ou emoções externas”, disse Leclerc.
Objetivos para o futuro
Apesar das melhorias, Leclerc reconhece que ainda há espaço para crescimento e enfatizou a importância de manter o foco em objetivos ambiciosos
“Ainda há muito a melhorar nos próximos anos, mas temos uma visão clara de onde estamos e para onde queremos ir em termos de desenvolvimento. Nosso objetivo é vencer os dois campeonatos, e espero que possamos começar com um título este ano”, disse Leclerc.