A Ferrari entra na temporada de 2025 com grandes expectativas e a ambição de encerrar um jejum de quase duas décadas sem títulos na Fórmula 1. A última conquista nos campeonatos de pilotos ocorreu em 2007, enquanto o título de construtores foi assegurado pela última vez em 2008. Após uma disputa acirrada em 2024 com a McLaren, a equipe italiana agora busca concretizar o sonho do título.
Charles Leclerc, que está em busca de seu primeiro título na Fórmula 1, estará ao lado do sete vezes campeão Lewis Hamilton a partir de 2025 na Ferrari, formando uma das duplas mais fortes da atualidade. A equipe também encara o desafio de aproveitar ao máximo as atuais regulamentações antes que elas mudem em 2026.
Ao refletir sobre o desempenho recente da Ferrari, Leclerc destacou o progresso da equipe nos últimos anos. “Acho que tivemos duas temporadas onde estivemos basicamente lutando pelo campeonato. Obviamente, uma delas não durou tempo suficiente, que foi em 2022, mas com isso, crescemos muito como equipe”, afirmou o piloto.
O monegasco também apontou seu próprio desenvolvimento como um fator importante para o progresso do time. “Eu cresci muito como piloto, e acho que também crescemos como equipe. Muitas pessoas na Ferrari estão passando pela experiência de lutar no topo pela primeira vez, e isso é um processo importante.”
Leclerc ainda mencionou os esforços conjuntos com Carlos Sainz nos últimos anos. “Com Carlos, levamos a equipe para uma direção muito boa. Estamos em uma posição sólida agora, apesar de termos ficado aquém do objetivo final em 2024”, acrescentou.
Ele também destacou a importância de evitar alguns erros cometidos em temporadas anteriores, como a queda de desempenho no início de alguns anos. “Já tivemos exemplos onde terminamos uma temporada fortes, mas começamos a seguinte com dificuldades. Conseguimos identificar o que deu errado e isso será essencial para começarmos 2025 da melhor maneira possível”, completou o piloto monegasco.