Charles Leclerc pode enfrentar mais penalidades de grid no decorrer da temporada 2023 da Fórmula 1, depois que a Ferrari confirmou que ambas as ECUs utilizadas no Bahrein não têm recuperação.
O piloto da Ferrari já irá receber uma penalidade de 10 posições no grid de largada do GP da Arábia Saudita, depois de ter sido forçado a usar uma nova unidade de controle eletrônico (ECU) neste próximo final de semana, ultrapassando a alocação da FIA para a temporada, que é de apenas duas unidades.
Leclerc teve problemas nas duas ECUs alocadas para a temporada, após apenas uma corrida, já que a peça de reposição instalada para resolver a falha original, também apresentou problemas e forçou o monegasco a abandonar no Bahrein.
Mas com mais 22 corridas pela frente, Leclerc se vê vulnerável a novas penalidades caso sua ECU atual também falhe. Um piloto recebe uma penalidade de 10 posições por sua primeira violação, seguida de uma queda de cinco posições no grid de largada por qualquer outra infração.
Leclerc disse que a Ferrari resolveu o problema, mas também observou que suas duas primeiras ECUs não puderam ser salvas.
“Tivemos dois problemas na unidade de controle no Bahrein, o que significa que já recebemos uma penalidade”, disse ele à Sky Sports F1. “Entendemos esses problemas, mas como resultado, obviamente preciso pagar a penalidade. Não acho que as duas primeiras ECUs sejam reutilizáveis. Ainda não temos confirmação, mas acho que não.”
Leclerc disse, porém, que os engenheiros da Ferrari o tranquilizaram de que agora haviam entendido o problema, então ele não se preocupa em sofrer o mesmo problema novamente.
Não ter mais repetições desse problema, é muito importante para a Ferrari manter suas esperanças de disputar o título na F1 em 2023, pois se novamente a Scuderia começar a ter muitos problemas, obviamente o sonho do título vai ficar cada vez mais distante.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.