O ano de 2022 da Ferrari ficou marcado pelos erros de estratégia. Charles Leclerc, que saiu na frente na disputa pelo título, acabou ficando com o vice-campeonato em virtude de diversos problemas.
Em Mônaco no ano passado, o piloto da casa garantiu a pole position, mas as decisões na pista levaram o monegasco a ficar fora do pódio. Já em Silverstone, Leclerc chegou a assumir a liderança, mas um erro na estratégia em não realizar o pit stop durante o período de safety car deixou Charles em desvantagem, enquanto Carlos Sainz levou a vitória.
Seguindo nos exemplos, no GP de São Paulo durante a classificação para a sprint race, a Ferrari mandou o monegasco para a pista quase seca com os pneus intermediários ao passo que todos os outros pilotos estavam com os slicks.
Em 2023, as estratégias da Ferrari estão melhorando, afirmou Leclerc em conversa com a mídia no GP da Espanha: “A estratégia tem sido algo com o qual definitivamente tivemos dificuldades no ano passado, e todos sabíamos que era uma de nossas fraquezas. Fizemos algumas mudanças. Estou feliz com a maneira como está indo, mas, claro, tem corridas que é mais complicado”, disse o piloto da Ferrari.