Depois dos rumores de que a Red Bull e a Aston Martin tinham excedido o teto orçamentário, uma revisão dos detalhamentos de gastos começou a ser feita. A resposta era esperada para esta quarta-feira, porém foi adiada para a próxima semana. Sobre o assunto, Charles Leclerc, da Ferrari, e George Russell, da Mercedes, acham que se uma violação de fato aconteceu, é necessário que se aplique uma penalidade.
No último fim de semana em Singapura, surgiram rumores de que a Red Bull e Aston Martin teriam estourado o limite de custos de 2021, que era de US$ 145 milhões na época. Após adiar a resposta que deveria sair na quarta-feira, um resultado sobre a investigação é esperado para a segunda-feira após o GP do Japão.
Tanto a Ferrari quanto a Mercedes concordam que deverá haver algum tipo de punição caso uma violação dos regulamentos de gastos tenha acontecido. Em Singapura, os chefes das duas equipes, Mattia Binotto e Toto Wolff, chegaram a se reunir na hospitalidade da Mercedes, e agora, no Japão reiteraram o pensamento de que a FIA deverá tomar atitudes condizentes.
Leclerc disse que não sabia qual deveria ser essa penalidade, mas acredita alguma deve ser aplicada. “Falando sobre nós mesmos, se tivermos mais para gastar, claro que vamos ser mais rápidos na pista.
“Então, se houver algum time culpado disso, eles devem ser punidos. Qual é a punição? Eu com certeza não sou quem decide, mas definitivamente deve haver alguma.”
Russell disse algo similar, acrescentando que confia no atual presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, para aplicar uma punição “apropriada”.
“Não é meu dever entrar nesses detalhes.
“Vou apenas sentar e esperar para ver quais são os resultados na segunda-feira, mas só sei pela nossa experiência na Mercedes, o quanto a equipe toda trabalhou para permanecer dentro desse limite de custos.
“Sabemos que podemos trazer mais desempenho para o carro se tivéssemos mais dinheiro para gastar, é simples assim.
“Confio em Mohammed e na FIA para aplicar uma punição adequada para quem for considerado culpado das acusações e deverá ser bastante simples.
“Você esperaria que foi o valor que foi ultrapassado, seja retirado do orçamento do próximo ano e provavelmente um pouco mais acima disso como punição.
“Mas vamos esperar para ver.”