A temporada 2024 da Fórmula 1 não foi das mais tranquilas para a Ferrari, mas o progresso apresentado na reta final do campeonato, deu razões para Charles Leclerc acreditar em um futuro promissor para a equipe italiana. Apesar de um início conturbado, marcado pelo descarte de um importante pacote de atualizações e pelo impacto de atrasos na definição de regras da FIA sobre a flexibilidade da asa dianteira, a Scuderia conseguiu dar passos significativos no desenvolvimento do carro.
Leclerc destacou o contraste entre os dois momentos da temporada: “Estou muito feliz porque acho que a primeira parte do ano não foi fácil. Definitivamente não tínhamos o carro mais rápido e enfrentamos dificuldades de desempenho”, afirmou o monegasco durante uma coletiva de imprensa em Abu Dhabi. No entanto, a equipe conseguiu transformar os desafios iniciais em avanços consistentes na segunda metade do campeonato.
“Na segunda parte da temporada, fizemos um trabalho incrível, especialmente para melhorar o ritmo do carro. Ficamos muito mais próximos dos líderes e, em algumas corridas, talvez até tenhamos sido o carro mais rápido. Isso é graças à equipe em Maranello, ao Carlos (Sainz) e à minha contribuição, além do trabalho da equipe nos circuitos. Todos fizeram um trabalho excelente com as novas atualizações”, acrescentou.
Outro ponto ressaltado por Leclerc, foi a capacidade de execução da Ferrari ao longo do ano. “Acho que o grande destaque da temporada foi a execução. Estar disputando o campeonato de construtores até a última corrida, considerando o desempenho que tivemos no início do ano, é algo que me deixa muito orgulhoso”, finalizou o piloto monegasco.
Agora a Ferrari está focada em 2025, ano que trará um projeto completamente novo sob a liderança de Loic Serra, ex-Mercedes. A expectativa é de que a equipe utilize as lições aprendidas em 2024 para voltar a brigar pelos títulos em uma temporada que promete ser competitiva e empolgante.