O ex-piloto de Fórmula 1, Ralf Schumacher, fez uma avaliação dura sobre o piloto da Ferrari, Charles Leclerc, afirmando que o monegasco ‘não tem maturidade e não é consistentemente bom’ o suficiente para conquistar um título na F1.
Na temporada 2023, a Ferrari tem se mostrado fora de ritmo em várias ocasiões, com o SF-23 sendo desequilibrado e imprevisível algumas vezes, principalmente no ritmo de corrida.
Essa culpa, porém, não recai apenas sobre o carro, com Leclerc e Carlos Sainz acumulando suas contagens de erros. Mas enquanto Sainz vem recebendo algumas penalidades, duas em três corridas, a contagem de batidas de Leclerc está aumentando e chegando a quatro, em cinco corridas realizadas até o momento este ano.
“A Ferrari mais uma vez ficou aquém das expectativas (em Miami)”, disse Schumacher, que atualmente é comentarista da Sky alemã, em sua coluna pós-corrida. “A Ferrari me deu uma impressão muito decente desde que Fred Vasseur assumiu o cargo. Muita coisa aconteceu lá. Vejo que o maior problema são os pilotos. Para mim, Charles Leclerc e Carlos Sainz não são consistentes o suficiente.”
Depois de cinco corridas na temporada 2023, o piloto monegasco está em sétimo lugar no campeonato de pilotos com 34 pontos, 85 atrás do líder Max Verstappen, e não mostra absolutamente nenhum sinal de ser capaz de diminuir essa diferença.
A contagem de erros de Leclerc na temporada está aumentando, com duas batidas no fim de semana do GP de Miami, após seu abandono no GP da Austrália e outra batida na qualificação em Baku. O fato dos dois acidentes em Miami terem acontecido na curva 7, fez com que o piloto declarasse que isso era ‘inaceitável’, mas que ele estava pressionando muito por causa de uma configuração agressiva.”
“Eu acho que também me coloquei em uma situação difícil porque queria um acerto muito agressivo para a qualificação, sabendo que esse era um acerto que precisaria para extrair o máximo do carro”, disse Leclerc.
Schumacher não está nada impressionado, dizendo: “Com seus erros, Leclerc mostra que ou não tem maturidade ou talvez no final das contas, não seja consistentemente bom para conquistar um campeonato pela Ferrari.”
Quanto a Sainz, o espanhol ainda não subiu ao pódio, mas continua dez pontos à frente do seu companheiro de equipe na classificação.
Schumacher, porém, diz que Sainz se deixou abater em Miami, por uma penalidade por excesso de velocidade no pit lane. “Sainz entrou no pit lane muito rápido”, disse ele. “Para ser honesto, a equipe Ferrari está fazendo um trabalho melhor do que os dois pilotos”, finalizou o alemão.