Charles Leclerc foi o terceiro mais rápido na primeira sessão de treinos livres, já na segunda etapa, o monegasco terminou em P11. Leclerc informou que não tinha mais pneus para bater os melhores tempos.
Com a previsão de chuva para a corrida do domingo, as equipes ficaram receosas quanto ao uso dos pneus para a pista molhada.
Enquanto a Mercedes usou vários conjuntos do composto intermediário durante o TL2, no qual Russell foi P1 e Hamilton P2, a Ferrari e a Red Bull optaram por economizar no uso dos pneus.
Sobre o primeiro dia de atividades no circuito de Suzuka, Leclerc destacou aos canais oficiais da F1: “Foi divertido! TL2, sem pneus, menos divertido. Mas, no geral, foi um dia muito bom, a sensação com o carro é boa, só precisamos nos preparar para amanhã, mas a sensação é boa. Então, isso é positivo.”
O monegasco continuou: “O TL2 foi muito, muito difícil porque os pneus estavam completamente acabados, mas há muito o que aprender hoje, especialmente para a corrida.”
“É uma sexta-feira positiva e vamos ver amanhã, porque as condições vão mudar muito, o TL3 vai ser sobre a adaptação a essas novas condições o mais rápido possível”, concluiu Leclerc.