F1
|
1 de setembro de 2024 11:22

F1: Leclerc vence com estratégia ousada da Ferrari no GP da Itália

Charles Leclerc venceu o Grande Prêmio da Itália, realizado neste domingo (1) no Autódromo de Monza. Foi dia de festa da torcida italiano que viu a equipe da casa, a Ferrari, vencer de forma surpreendente a corrida deste domingo depois de uma estratégia ousada da Ferrari de apenas uma parada nos boxes com o monegasco.

A McLaren teve que se contentar com a segunda e terceira posição no pódio, Oscar Piastri à frente de Lando Norris. Apesar de estar muito perto de assumir a liderança no Campeonato de Construtores, o pódio teve um gostinho de derrota depois do domínio imposto pela equipe de Woking durante todo o fim de semana na Itália.

Carlos Sainz, com o segundo Ferrari SF-24, terminou em uma honesta quarta posição. Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o quinto colocado.

Max Verstappen terminou na sexta posição em um dos piores fins de semana da Red Bull nos últimos anos. O ainda líder do campeonato largou em sétimo e teve uma corrida discreta em Monza. Sergio Perez, no segundo RB20, foi o oitavo. George Russell, da Mercedes, intercalou a dupla da Red Bull na P7.

Alexander Albon, da Williams, em nono e Kevin Magnussen, da Haas, em décimo, completaram a zona de pontuação. Franco Colapinto, em sua estreia na Fórmula 1, recebeu a bandeira quadriculada na 12ª posição. Um excelente começo do piloto argentino.

A corrida
Os seis primeiros colocados começaram a corrida com o composto médio, enquanto a Red Bull decidiu arriscar com os pneus duros.

Norris fez uma excelente largada, mantendo a liderança, enquanto seu companheiro de equipe, Piastri, defendeu a posição de Russell, que acabou indo parar na área de escape. No entanto, Piastri rapidamente assumiu a liderança ao ultrapassar Norris na chicane Della Roggia, enquanto Leclerc, aproveitando um erro de Norris, o ultrapassou na Lesmo 1, relegando o pole position da McLaren ao terceiro lugar.

Logo atrás de Norris estavam Carlos Sainz, da Ferrari, Lewis Hamilton, da Mercedes, e Max Verstappen, da Red Bull, seguidos por George Russell e Sergio Perez, também da Red Bull.

Nico Hulkenberg, que havia se classificado entre os dez primeiros, viu sua corrida ser prejudicada após um erro, que o deixou fora da zona de pontuação. Hulkenberg ainda tentou um ataque sobre Daniel Ricciardo, mas ambos acabaram recebendo penalidades por suas ações; cinco segundos para Ricciardo e 10 segundos para Hulkenberg.

Enquanto os pilotos se esforçavam para preservar seus pneus, Perez ultrapassou Russell na volta 11, após o britânico perder uma parte da asa dianteira, o que o forçou a uma parada para reparos.

Na ponta, Piastri começou a abrir vantagem sobre Leclerc, que sofria pressão de Norris. A McLaren chamou Norris para tentar um undercut sobre Leclerc, e o britânico conseguiu ganhar a posição quando o Ferrari saiu dos boxes com pneus duros. Piastri parou na volta seguinte, com Sainz assumindo temporariamente a liderança até sua parada na volta 19.

A Red Bull optou por reduzir o primeiro stint de Verstappen, mas o holandês perdeu tempo com uma parada prolongada de 6,2 segundos, entregando a liderança para Perez. Quando Perez parou, voltou em oitavo, mas rapidamente recuperou posições ao ultrapassar Esteban Ocon e depois Russell.

Norris começou a relatar problemas com graining nos pneus, o que incentivou a Ferrari a informar Leclerc sobre a chance de ultrapassar o McLaren. Enquanto isso, Perez continuou avançando, ultrapassando Russell novamente após uma breve disputa.

Leclerc resistiu ao avanço dos carros da McLaren e cruzou a linha de chegada com 2,5 segundos de vantagem sobre Piastri, garantindo sua segunda vitória da temporada e sua segunda vitória em Monza como piloto da Ferrari. Norris completou o pódio em terceiro, mas garantiu a volta mais rápida, adicionando um ponto extra ao seu total no campeonato.

Verstappen terminou em sexto, atrás de Sainz e Hamilton, com Russell e Perez completando os oito primeiros. Alex Albon somou pontos para a Williams, enquanto Kevin Magnussen superou Fernando Alonso para conquistar o último ponto para a Haas.

Confira o resultado do GP da Itália de F1:
1) Charles Leclerc (Ferrari) 53 voltas
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) 53
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 53
4) Carlos Sainz (Ferrari) 53
5) Lewis Hamilton (Mercedes) 53
6) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT) 53
7) George Russell (Mercedes) 53
8) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT) 53
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 53
10) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 53
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) 53
12) Franco Colapinto (Williams/Mercedes) 53
13) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT) 53
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 52
15) Pierre Gasly (Alpine/Renault) 52
16) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari) 52
17) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) 52
18) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari) 52
19) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 52
OUT) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT) 7



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.