Um projeto único, desenvolvido ao longo de dois anos e envolvendo seis lendas da Fórmula 1, irá ser realizado no final deste mês.
Chamada de ‘Lap of Legends’ (Volta das Lendas), a corrida coloca pela primeira vez um piloto real contra versões virtuais de campeões históricos. O americano Logan Sargeant, da Williams, enfrentará de forma vurtual as lendas, Mario Andretti, Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill, Jacques Villeneuve e Jenson Button.
A equipe por trás do projeto, Michel ULTRA, já havia sido responsável pelo inovador ‘McEnroe vs McEnroe’, que uniu o tenista John McEnroe a uma versão virtual dele mesmo. Agora, na F1, a novidade é uma corrida virtual de 15 voltas em Silverstone. Sargeant pilotará um Williams do ano passado, enquanto as lendas virtuais estarão a bordo de carros que marcaram época na equipe.
Para viabilizar a interação, foi desenvolvido um capacete especial de realidade aumentada. Testado em pista por Ben Collins, o ex-‘Stig’ do programa Top Gear, o equipamento permite que Sargeant visualize o mundo virtual dos campeões e receba informações sobre a corrida em tempo real.
Na criação dos pilotos virtuais, a equipe pesquisou mais de 720 corridas e 1.260 horas de imagens. O objetivo foi replicar a velocidade, estilo de pilotagem, técnica e estratégia de cada um, além das características de seus carros.
Sargeant estará no modelo FW45 do ano passado, com a pintura atual da Williams, mas sem recursos como DRS. A transmissão por TV da corrida utilizará 28 câmeras, incluindo quatro embarcadas, oito drones e câmeras adicionais em todas as curvas de Silverstone.
Um grupo de jornalistas teve acesso a uma prévia dos cinco primeiros minutos do programa, durante o recente GP de Miami. O especial de uma hora, que será exibido no dia 14 de maio na BBC America, AMC e Roku Channel, também terá streaming gratuito e distribuição global.
Jenson Button, campeão de 2009 pela Brawn GP, será um dos apresentadores ao lado de Naomi Schiff, comentarista da Sky Sports F1. Lendas como Mansell, Prost e Villeneuve também estiveram presentes nas gravações.
“Esse projeto está expandindo os limites do automobilismo e da tecnologia. É disso que se trata a F1”. Button continuou: “Será um dia especial para o esporte, entretenimento e para todos os pilotos que correram ao longo das décadas. É incrível ver essa tecnologia e o quanto evoluímos”, concluiu o britânico.
Veja abaixo o vídeo de apresentação: