A longa e vitoriosa parceria entre Lewis Hamilton e a Mercedes na Fórmula 1, chega ao fim neste próximo domingo, no GP de Abu Dhabi. Após doze anos de colaboração, o chefe da equipe, Toto Wolff, fez uma homenagem marcante ao piloto britânico, que encerrará sua trajetória na equipe para se juntar à Ferrari na próxima temporada.
“Depois de doze anos incríveis, estamos prontos para escrever o último capítulo da nossa história com Lewis neste fim de semana”, afirmou Wolff em prévia do evento. “Quando começamos a trabalhar juntos, em 2013, não poderíamos imaginar tudo o que estava por vir.”
Wolff relembrou os números impressionantes conquistados por Hamilton com a equipe: seis títulos de pilotos, oito campeonatos de construtores, 84 vitórias, 78 pole positions e 153 pódios. “Essa foi a parceria mais bem-sucedida entre piloto e equipe na história da Fórmula 1. Compartilhamos muitos altos e superamos momentos difíceis juntos.”
O chefe da Mercedes destacou que o impacto de Hamilton vai muito além das pistas. “Há um legado que transcende nosso esporte, com um impacto duradouro fora das pistas. Um legado que promoveu diversidade e inclusão. Lewis foi o catalisador de grande parte disso, e temos orgulho de ter trabalhado ao lado dele. Esse trabalho não termina com sua saída, mas começou por causa de sua dedicação”, acrescentou.
Para Wolff, o momento é de celebração. “Vamos celebrar tudo o que conquistamos juntos. A parceria de Lewis com a Mercedes começou há vinte e seis anos, e cada volta de sua carreira até aqui, foi impulsionada pela estrela da Mercedes. Honraremos essa história única em Abu Dhabi e nas visitas que faremos a Kuala Lumpur, Stuttgart, Brixworth e Brackley.”
Wolff garantiu que, mesmo com o fim desta fase, o vínculo com Hamilton irá permanecer: “Embora esta etapa da nossa relação esteja chegando ao fim, Lewis sempre será parte da nossa família”, encerrou o chefe da Mercedes.
A despedida marca não apenas o fim de uma era para a Mercedes, mas também o início de um novo capítulo para Hamilton, que buscará novos desafios na Ferrari a partir de 2025.