Kevin Magnussen, piloto da Haas, recebeu uma penalidade de três posições no grid para o GP da Bélgica de Fórmula 1. A punição foi imposta após o piloto ser considerado culpado de obstruir Charles Leclerc, da Ferrari, durante o Q2 da sessão de qualificação.
O incidente ocorreu quando Magnussen saiu da pista em uma curva durante uma volta rápida, e ao retornar à pista, acabou atrapalhando Leclerc. Com a punição, Magnussen cairá do 13º para o 16º lugar no grid de largada na corrida de domingo.
Um relatório dos comissários explicou a situação: “Magnussen saiu da pista na curva 9 e colidiu com a barreira de proteção. Em seguida, ele voltou à pista e seguiu pela linha seca. Leclerc, que estava em uma volta rápida, encontrou Magnussen e este não cedeu espaço até a curva 16.”
“Magnussen explicou que não se sentiu seguro para se deslocar para a parte molhada em alta velocidade e ceder espaço para Leclerc, especialmente nas curvas entre 11 e 15. Os comissários observaram que ele não recebeu um aviso de sua equipe de que Leclerc estava atrás, até que o piloto da Ferrari estivesse logo atrás dele na curva 10. A equipe também instruiu que ele acelerasse, pois precisava cruzar a linha de chegada para conseguir fazer outra volta.”
“Se foi sua falha em reduzir a velocidade e ceder espaço após seu incidente, ou se foi falha da equipe em dar informações cedo o suficiente para que ele pudesse abrir caminho mais cedo, ou se foi a instrução de acelerar durante a volta, de qualquer forma os comissários determinaram que ele obstruiu Leclerc de forma desnecessária”, encerra o comunicado.