O piloto da Alpine, Esteban Ocon, afirmou que sua equipe pretende manter o quarto lugar no campeonato na temporada 2023 da Fórmula 1, após uma pré-temporada sem problemas.
A Alpine foi uma das equipes mais silenciosas durante os testes de pré-temporada, com Pierre Gasly estabelecendo sua volta mais rápida no último dia. Isso, porém, ainda estava a menos de 2,5 segundos do ritmo.
Gasly e Ocon completaram apenas 352 voltas no total, com apenas a dupla da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, fazendo menos voltas, então é difícil determinar se a Alpine estava colocando uma forte ênfase no ritmo de longo prazo.
No entanto, nenhuma equipe sabe exatamente o que a concorrência estava fazendo nos três dias de testes, em relação à potência do motor, níveis de combustível, e inúmeras outras variáveis.
A referência que o time de Enstone tem é ele mesmo, e estando com a Alpine desde 2020, quando a equipe ainda se chamava Renault, Ocon pode dizer que o A523 é uma evolução em relação ao ano passado.
“Desde que começamos, fizemos voltas praticamente sem problemas”, disse ele no primeiro dia do teste de pré-temporada no Bahrein. “Estamos quase concluindo os planos, não falta muito. Foi muito melhor do que os testes do ano passado.”
Ocon e Fernando Alonso conseguiram no ano passado, o melhor resultado da Alpine na F1 desde 2018, garantindo o quarto lugar à frente da McLaren.
Com Mercedes, Red Bull e Ferrari correndo em uma liga diferente, Ocon considerará 2023 um bom ano, se ele e o novo companheiro de equipe Pierre Gasly, conseguirem manter o quarto lugar e se aproximar dos três primeiros.
“Seria uma vitória se fecharmos os pontos muito perto do terceiro lugar”, disse o francês. “Isso seria uma vitória para nós, se mantivermos o quarto lugar e diminuíssemos a diferença”, acrescentou Ocon.