F1: Marko admite “problema fundamental” no carro da Red Bull

A Red Bull Racing tem enfrentado um declínio gradual em seu desempenho na temporada 2024 da Fórmula 1. No GP da Itália, em Monza, tanto Max Verstappen quanto Sergio Perez tiveram dificuldades para extrair o melhor do RB20, com o holandês vendo sua liderança no campeonato de pilotos diminuir. O consultor da equipe, Helmut Marko, reconheceu que os problemas que afetam a Red Bull são profundos e complexos.

Verstappen já vinha alertando há alguns meses que o desenvolvimento do RB20 estava seguindo na direção errada. Apesar de suas preocupações, parecia que a equipe não estava ciente da gravidade da situação. Após o fim de semana em Monza, Marko confirmou que os problemas são mais sérios do que se imaginava. “Percebemos durante o GP da Itália que existe um grande e fundamental problema com o RB20”, disse Marko à Speedweek, reiterando as preocupações de Verstappen.

O consultor austríaco explicou que, embora o carro tenha sido o melhor do grid em boa parte da temporada, ele agora se mostra imprevisível e difícil de controlar. “Criamos um carro que reage de forma extremamente sensível a qualquer pequena mudança, seja na temperatura ambiente, no composto dos pneus ou na quantidade de combustível, e então, o equilíbrio se perde novamente”, acrescentou.

A Red Bull está ciente de que precisa resolver esses problemas rapidamente, e a equipe tem trabalhado intensamente para encontrar soluções. Testes de pneus em Monza após o GP da Itália podem ajudar a equipe a retomar o caminho certo. “Acreditamos que a correlação entre o túnel de vento e a pista também faz parte do problema”, concluiu Marko.

Lembrando que também no campeonato de construtores a situação está se complicando bastante para a Red Rull, que após a corrida na Itália, está apenas oito pontos na frente da McLaren.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.