F1: Marko aponta morte de Mateschitz como fator na saída de Newey da Red Bull

Helmut Marko acredita que a saída de Adrian Newey da Red Bull, para se juntar à Aston Martin, está ligada às mudanças ocorridas após a morte de Dietrich Mateschitz, fundador da equipe. Segundo o consultor da Red Bull, a perda do empresário trouxe uma nova dinâmica à equipe.

“Após sua morte, tudo na empresa precisou ser reorganizado, pois uma personalidade como a dele não pode ser substituída por uma única pessoa”, explicou Marko em entrevista. Ele também destacou que, sob a liderança de Mateschitz as decisões eram tomadas rapidamente, o que mudou após seu falecimento.

Marko sugere que essas mudanças influenciaram a decisão de Newey de buscar novos desafios: “Acho que, no caso de Newey, foi isso que o levou a procurar algo novo.”

Além de Newey, outros funcionários de alto patamar também estão deixando a Red Bull, incluindo o diretor esportivo Jonathan Wheatley, que se juntará à Audi, e Rob Marshall e Dan Fallows, que já saíram anteriormente. Marko atribui essas saídas ao sucesso da equipe: “Quando você vence e domina como fizemos nos últimos anos, outras equipes começam a cobiçar seus funcionários.”

No entanto, o consultor da Red Bull se mostrou surpreso com os valores oferecidos por outras equipes: “Esses funcionários estão recebendo o dobro ou mais do que oferecemos. Não conseguimos competir financeiramente com isso”, afirmou Marko, lamentando as saídas, mas reconhecendo que decisões assim fazem parte do esporte.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.