Helmut Marko, conselheiro da Red Bull, não tem dúvidas sobre a capacidade de Max Verstappen em continuar no topo da Fórmula 1 em 2025, mesmo diante de uma Ferrari mais veloz. Em declaração à Sport Bild, Marko afirmou que apostaria no holandês superando Lewis Hamilton, mesmo que a Red Bull enfrente desafios na construção de um carro competitivo.
“Mesmo que ele tenha uma boa Ferrari e construamos uma Red Bull medíocre para Max, eu apostaria no Max”, declarou o austríaco.
Hamilton fez sua estreia como piloto da Ferrari nesta semana, completando 30 voltas no circuito de Fiorano com o carro de 2023 da escuderia italiana. O britânico inicia sua 19ª temporada na F1 buscando o oitavo título mundial.
Apesar do entusiasmo em torno de Hamilton, Marko acredita que ele pode enfrentar dificuldades.
“As duas equipes tinham a melhor base para seus carros na última temporada e foram competitivas na maioria dos circuitos. Eles podem construir em cima disso, mas nenhum dos pilotos se destaca para mim. Charles Leclerc é bom em classificações, mas comete muitos erros nas corridas. E Lewis Hamilton ainda tem velocidade, mas ele consegue manter isso ao longo de toda a temporada? Tenho minhas dúvidas”.
Após um domínio nas temporadas anteriores, a Red Bull viu McLaren e Ferrari liderarem em 2024. Ainda assim, Verstappen conquistou seu tetracampeonato em Las Vegas, mesmo com Lando Norris ameaçando sua liderança.
Marko reconhece que a equipe precisa melhorar. “Cabe a nós construirmos um carro que permita a ele não apenas disputar vitórias temporariamente, mas constantemente. Nossa margem de trabalho precisa aumentar.”
O consultor também destacou o diferencial de Verstappen. “Max não é apenas o mais rápido, mas o melhor na Fórmula 1 como pacote completo”, acrescentou Marko. “Ele consegue tirar 0,1 a 0,2 segundos do carro por volta que nenhum outro piloto encontra”.
Com a temporada de 2025 se aproximando, a expectativa gira em torno de como as principais equipes e seus pilotos se comportarão em um campeonato que promete disputas acirradas.