A recente renovação do contrato de Sergio Perez com a Red Bull Racing, parecia ter resolvido o futuro do piloto mexicano na categoria. No entanto, o fraco desempenho recente de Perez reacendeu as discussões sobre sua permanência na equipe.
Helmut Marko, consultor da Red Bull, confirmou a existência de uma cláusula de desempenho que permite à equipe rescindir o contrato com Perez. A má fase do piloto, com vários acidentes e resultados muito abaixo do esperado, preocupa a equipe.
“Precisamos garantir que Perez recupere sua forma habitual”, disse Marko ao site OE24. O baixo rendimento do mexicano, que começou a temporada bem e caiu drasticamente desde o GP de Miami, coloca em risco o título de construtores da Red Bull, principalmente devido à forte concorrência da McLaren.
Questionado sobre a queda de rendimento do mexicano, Marko sugeriu que o piloto talvez esteja abalado psicologicamente: “Com toda a má sorte que teve, ele também está mentalmente afetado.”
Especula-se que essa cláusula de desempenho, permita à Red Bull dispensar Perez caso a diferença de pontos entre ele e Verstappen ultrapasse 100 pontos antes das férias da categoria, exatamente o cenário atual. Marko não negou a existência da cláusula.
“Quase todos os pilotos de ponta têm cláusulas de desempenho em seus contratos”, disse Marko. Isso significa que a permanência de Perez na Red Bull em 2025 é incerta? O consultor da equipe respondeu enigmaticamente: “O que é certo na Fórmula 1?”, concluiu.