Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, criticou a imprensa britânica por uma suposta cobertura ‘desequilibrada’ sobre o tetracampeonato que Max Verstappen conquistou na temporada 2024 da Fórmula 1.
Em sua coluna para a Speedweek, Marko afirmou que, apesar de Verstappen ter conquistado o título com um carro que não foi o mais rápido durante toda a temporada, a imprensa britânica não deu o devido crédito ao piloto holandês.
“Max amadureceu ainda mais este ano”, escreveu Marko. “Ele foi o melhor mentalmente, como piloto e no combate individual, e aprendeu a alcançar apenas o que é necessário.”
Marko também apontou que a chegada de Lando Norris como um sério candidato ao título, pode ter influenciado a cobertura que foi realizada na Inglaterra, já que o piloto britânico tende a receber mais simpatia.
“É verdade que não há necessariamente um equilíbrio objetivo na imprensa britânica”, disse Marko. “Talvez a chegada de Norris, a primeira vez que ele desafiou seriamente pelo título, tenha contribuído para um fenômeno que sempre desempenha um papel: a pessoa que entra em cena como uma nova estrela ou caçadora potencial, desfruta de mais simpatia do que o campeão estabelecido”, acrescentou.
O consultor da Red Bull destacou que Verstappen mostrou sua maestria ao longo da temporada, especialmente em corridas difíceis como a de Interlagos, onde conquistou uma vitória impressionante na chuva, depois de ter largado na décima sétima posição.
“Se alguém tivesse dito no início do ano que ele ultrapassaria Lewis Hamilton e as duas Ferraris porque estava pensando no título, isso teria sido declarado absurdo. Mas ele fez isso porque sabe no que precisa se concentrar”, finalizou Marko.