Helmut Marko, consultor da Red Bull, acusou alguns pilotos de “bloquear” o avanço da próxima geração para a F1. Esta temporada é a primeira na história do esporte em que o grid permaneceu inalterado em relação ao ano anterior, com todas as 10 equipes mantendo suas duplas de pilotos. Marko, que lidera o programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull desde 1999, tem sido fundamental na carreira de campeões como Sebastian Vettel e Max Verstappen, além de vencedores de corridas como Daniel Ricciardo, Carlos Sainz e Pierre Gasly.
Em sua coluna na Speedweek, Marko criticou a falta de renovação no grid: “Não posso citar nomes, mas há pilotos no campo que estagnam e são um pouco melhores ou piores dependendo do humor”, escreveu ele. “Eles bloqueiam o caminho para os jovens pilotos. As equipes também têm medo dos juniores. Claro, eles cometem erros, mas eu prefiro alguém que cometa erros e seja uma esperança para o futuro do que não haver mais melhorias,”
A recente promoção de Oliver Bearman para uma vaga na Haas em 2024 garante que haverá pelo menos um novato na próxima temporada. Marko acredita que a impressionante participação de Bearman na Arábia Saudita, substituindo Carlos Sainz em março, foi decisiva para essa oportunidade.
“Com Oliver Bearman, ele estava no lugar certo na hora certa e subirá para a Fórmula 1 no próximo ano, sua corrida na Ferrari mostrou-lhe seu futuro na F1, mas se você olhasse para seus resultados na Fórmula 2, as coisas pareceriam muito piores para ele. Mas é bom que os jovens estejam entrando na Fórmula 1, sou absolutamente a favor disso,” disse Marko.
Apesar dos sucessos passados, o programa de desenvolvimento da Red Bull tem enfrentado desafios recentes. Yuki Tsunoda, promovido em 2021, foi o último piloto a ser integrado à equipe. As dificuldades de Pierre Gasly e Alex Albon na equipe principal levaram à contratação de Sergio Perez de fora, enquanto Ricciardo, aos 35 anos, faz parceria com Tsunoda na RB.
Marko, no entanto, destacou dois jovens talentos: Isack Hadjar, líder da classificação da Fórmula 2, e Arvid Lindblad, esperança do título da Fórmula 3. “Durante as férias de verão, também analisaremos e avaliaremos o desempenho dos juniores da Red Bull com mais detalhes”, comentou. “Hadjar assumiu a liderança na classificação da F2 com sua vitória na corrida principal em Silverstone. Não devemos esquecer que ele teve azar várias vezes, houve a falha do motor, depois o motor reserva que não funcionou e depois as duas falhas no fornecimento de combustível e duas vezes ele também foi rodado sem culpa própria. Caso contrário, ele estaria muito à frente no campeonato.”
“Lindblad brilhou na Fórmula 3, tendo subido diretamente da Fórmula 4 para a Fórmula 3 como novato e vencendo ambas as corridas. Ele tem apenas 16 anos e estamos encantados que agora você pode dirigir na F1 novamente aos 17. Mas estamos mantendo a calma e continuando a produzir bons resultados com nossos juniores, que agora estão desfrutando de mais prioridade novamente e também têm permissão para dirigir carros de F1. Isack se saiu bem em seu teste mais recente, ele nunca teve os pneus macios no carro, mas mostrou performances fortes. Isack e Arvid têm qualidades extremamente boas, são super rápidos e têm qualidade de F1. Não devemos esquecer Ayumu Iwasa, que atualmente está em segundo lugar na Super Fórmula no Japão,” finalizou.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.