O consultor da Red Bull Racing, Helmut Marko, questionou a decisão da Stake F1 Team (Sauber) de considerar renovar o contrato de Valtteri Bottas para a temporada 2025 da Fórmula 1. Marko acredita que a equipe, que se tornará Audi em 2026, deveria ter optado por Mick Schumacher em vez de manter o finlandês, mas agora acredita que a carreira do alemão na Fórmula 1 está praticamente encerrada.
Após ser campeão na Fórmula 3 e na Fórmula 2, Schumacher teve a chance de correr pela Haas F1 em 2021. Seu desempenho foi muito melhor do que o de seu então companheiro de equipe Nikita Mazepin em sua primeira temporada, mesmo sem marcar um único ponto. No entanto, um ano depois, o filho de Michael Schumacher teve um período muito mais difícil ao lado do novo companheiro de equipe Kevin Magnussen, e deixou a equipe americana no final da temporada 2022, com alguns acidentes graves que significaram grandes prejuízos para a Haas, também contribuindo para a decisão da equipe em dispensá-lo.
Desde então, Schumacher tem ficado à margem na F1, atuando apenas como piloto reserva e de testes da Mercedes, embora ainda mantenha esperanças de um retorno. No entanto, o piloto alemão está vendo suas chances diminuindo cada vez mais com o passar do tempo. Na Alpine, ele chegou a disputar uma vaga para 2025 com Jack Doohan, mas perdeu a batalha para o australiano. Agora, apenas a Sauber ainda tem um lugar disponível para o próximo ano, mas segundo relatos, eles já têm um acordo com Bottas.
Marko acredita que Schumacher é um candidato muito mais adequado para a vaga na Sauber em 2025: “Acho que o carro da Audi (ainda Sauber em 2025) definitivamente não será um carro vencedor no próximo ano. Isso significa que não haveria pressão para a equipe e para os pilotos. Se o desempenho não for bom, você sempre pode mudar para 2026”, disse ele.
O consultor da Red Bull continuou, dizendo que a escolha de manter Bottas é ‘ainda mais incompreensível’. Se Marko estivesse no comando da Sauber, ele afirmou que teria contratado Schumacher: “Acho que se Mick não conseguir este lugar, a história da Fórmula 1 acabou para ele. Então ele deveria começar a se concentrar nas corridas de resistência, onde ele foi muito bem-sucedido, e continuar fazendo isso”, finalizou Marko, se referindo à temporada 2024, onde Schumacher correu pela equipe Alpine no WEC e conseguiu alguns resultados consistentes.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.