Liam Lawson vai ter a dura tarefa de ser companheiro de Max Verstappen na Fórmula 1 em 2025. E Helmut Marko já ressaltou que espera que o neozelandês seja mais lento que o tetracampeão e não espere conseguir bater o companheiro.
O piloto assumiu a vaga na Red Bull já com a temporada 2024 encerrada, substituindo o demitido Sergio Pérez, mesmo com o mexicano já ter o contrato renovado no meio do ano.
Acontece que desde 2018, quando Daniel Ricciardo se despediu do time austríaco, a segunda vaga tem sido quase um moedor. Chegaram a passar pelo assento Pierre Gasly, Alexander Albon e Pérez, todos sem conseguir resultados que fizessem frente a Verstappen.
Portanto, Marko já deixou claro que Lawson não deve sustentar ambições de tentar superar Max, ressaltando que o pensamento foi o motivo da queda de seus antecessores.
“Tendo em mente que dentro da equipe está correndo contra o que é atualmente o melhor piloto de Fórmula 1 e evitando o que muitos outros companheiros de equipe de Max fizeram, onde eles tentaram encontrar soluções na tecnologia, [isto é] com algumas configurações absurdas e jogadas estratégicas”, disse Marko à RTL.
“Você tem de aceitar que é o melhor e ver até onde você pode chegar. Mas você não pode entrar lá pensando ‘vou vencê-lo’. Isso deu errado com todos os seus companheiros de equipe.”