F1: Marko diz que “apenas uma equipe tinha informações sobre limite de orçamento da Red Bull”

Recentemente, foi divulgado que a Red Bull violou as regras do teto orçamentário de 2021. Como consequência, ela irá pagar uma multa de US$ 7 milhões, além de ter seu tempo no túnel de vento reduzido em 10%. Até o momento, não se sabe quem foi a pessoa que descobriu os dados e os vazou para a mídia, fazendo com a FIA iniciasse uma revisão detalhada e, assim, confirmasse o excesso de gastos. Helmut Marko, conselheiro da equipe, questiona sobre as rivais saberem antes da própria FIA sobre a violação financeira. Ele aponta para a ex-funcionária da Mercedes, Sheila-Ann Rao, que ocupa uma posição de destaque na organização reguladora há alguns meses.

Rao se tornou secretária-geral quando a FIA resolveu romper laços com Peter Bayer. Antes disso, ela desempenhava o papel de consultora pessoal de Toto Woll, chefe da Mercedes, e a nomeação para a organização reguladora de esportes à motor levantou questões no paddock.

Segundo Marko, parece coincidência que um ex-funcionário da Mercedes ocupe um cargo de destaque na FIA. Em entrevista para a RTL, ele disse: “Houve informações divulgadas de antemão que não tínhamos, que na verdade apenas uma equipe tinha.

“É estranho: um funcionário da Mercedes se mudou para a FIA, trabalhou nesses documentos para o limite de custos na Mercedes e foi responsável por verificá-los na FIA. Em nossa opinião, certamente há uma violação de conformidade ou pelo menos uma indicação de violação de conformidade. A coisa toda não causa uma boa impressão.