Apesar do novo contrato, Sergio Perez parece não ter a permanência garantida na Red Bull Racing na temporada 2025 da Fórmula 1. O consultor da equipe, Helmut Marko intensificou a pressão sobre o mexicano ao anunciar que a equipe decidirá seu futuro durante as férias da categoria.
Embora confirme a existência de uma cláusula de performance no contrato de Perez, algo comum segundo o consultor de 81 anos, a maior preocupação para o piloto pode ser o desempenho nas próximas duas corridas antes das férias. Há rumores de que esse seja o prazo final para a evolução do mexicano.
Marko parece confirmar esses rumores: “Estamos em uma situação onde nosso segundo piloto infelizmente não está performando como esperado. Por isso, teremos uma avaliação durante as férias para definir os próximos passos”, afirmou em entrevista ao grandprix247.com. “Vamos analisar e então tomaremos uma decisão.”
O dirigente frisa que a Red Bull não busca ‘o novo Max Verstappen’. Segundo Marko, mesmo o possível substituto de Perez não deve ter a ilusão de superar o holandês com facilidade. “Será difícil para qualquer um ser companheiro de equipe dele”, afirmou.
A Red Bull tem várias opções tanto para a equipe principal quanto para a RB, sua equipe irmã. Os nomes cotados incluem Liam Lawson e Arvid Lindblad, jovem talento da Fórmula 3 com apenas 16 anos e integrante do time júnior da Red Bull.
“Para a idade, Lindblad é muito maduro e confiante, assim como Liam Lawson. Talvez seja melhor dar a eles um ano na RB antes de subir para a Red Bull Racing. Mas é claro, eles precisam estar mais preparados e não podem chegar achando que vão superar Max”, continuou Marko.
“Talvez Lawson ou Lindblad estejam prontos para a Red Bull em dois ou três anos. Não sei se Max ainda estará correndo nessa época. Se ele não estiver curtindo mais a F1, ele vai nos dizer ‘obrigado, foi isso’,” finalizou Marko.