A Red Bull Racing acredita que poderá igualar ou até superar o desempenho da McLaren a partir do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1, que será realizado em 18 de maio, em Ímola. A projeção foi feita por Helmut Marko, consultor da equipe, após o segundo lugar de Max Verstappen na Arábia Saudita.
Segundo Marko, a equipe deve introduzir um pacote de atualizações significativo no RB21, que deve eliminar as principais limitações atuais do carro. “Teremos pequenos avanços, e acho que até Ímola deveremos estar em posição de também termos a velocidade para vencer os carros da McLaren”, disse ele.
Em Jeddah, Verstappen largou da pole position e chegou a liderar a corrida, mas acabou punido em cinco segundos por ter ganhado vantagem cortando a primeira curva durante uma disputa roda a roda com Oscar Piastri, e não devolvendo a posição, como manda o regulamento.
Para Marko, a penalização foi exagerada, especialmente ao se considerar incidentes semelhantes em outras categorias no mesmo final de semana. “Acho que foi um incidente de corrida. Na F2 aconteceu a mesma coisa três ou quatro vezes, e só (Luke) Browning levou uma advertência. Ninguém levou cinco segundos de penalidade. E isso foi na primeira volta, na primeira curva”, afirmou ao Motorsport.com.
Apesar da punição, a equipe ficou satisfeita com o desempenho em ritmo de corrida, especialmente no gerenciamento dos pneus. “Max teve velocidade, e o lado positivo é que nossos pneus se comportaram muito bem, sem desgaste. Foi uma surpresa positiva, tanto com os compostos médios quanto com os duros”, acrescentou Marko.
Ele reconhece, no entanto, que as características do circuito de Jeddah favoreceram a Red Bull, o que pode ter mascarado parte das dificuldades enfrentadas no início da temporada. “Comparado ao Bahrein, progredimos bastante, mas essa pista nos favorece mais, com curvas rápidas e tudo mais. Estamos avançando e conseguimos um carro mais previsível, que funciona melhor em diferentes condições”, encerrou o consultor da Red Bull.
Com os olhos voltados para a Europa, a Red Bull Racing aposta que as melhorias previstas para Ímola serão cruciais para recolocar a equipe em igualdade de condições com a McLaren, atual referência no grid da Fórmula 1.