F1: Marko diz que rumores de Verstappen perder título de 2021 por violação do teto orçamentário “são um completo absurdo”

Depois que a FIA anunciou que a Red Bull havia ultrapassado o teto orçamentário de 2021, muitas especulações surgiram sobre a possível penalidade pela violação das regras – inclusive se Max Verstappen perderia seu título mundial do ano passado no processo. No entanto, Helmut Marko, consultor da equipe, está convencido de que a equipe austríaca “não quebrou” o regulamento.

A FIA divulgou que a Red Bull foi responsável por “violação de gastos excessivos menores”, ou seja, é possível que uma punição leve seja aplicada na situação. Isso significa que a equipe gastou menos de 5% a mais que o limite de US$ 145 milhões, sendo cerca de menos de US$ 7,25 milhões. A Red Bull expressou “surpresa e decepção”, insistindo que haviam ficado “abaixo do limite de custos”.

Faz apenas alguns dias que Verstappen conquistou seu segundo título mundial, e agora sua equipe tenta debater com a FIA sobre as descobertas. O consultor austríaco afirma que a equipe é inocente. Em entrevista ao F1-Insider, ele disse: “Não quero falar muito, apenas isso.

“Ainda acreditamos que não quebramos a regra de limite de custos.

“As discussões com a FIA estão em andamento. Vamos ver o que finalmente sai disso.”

Depois da conclusão, a Red Bull terá duas opções, ou aceitar o veredito e as punições que a FIA considerar adequadas, ou fazer a apelação do caso. Uma das possíveis sanções é a perda de pontos no campeonato de construtores ou pilotos, levando às sugestões de que o título do holandês do ano passado poderia ser destituído.

“Como eu disse, ainda não temos conhecimento de qualquer culpa.

“E é por isso que as discussões com a FIA ainda estão em andamento.

“Mas os rumores de que Max poderia perder seu título mundial de 2021, por exemplo, são um completo absurdo.

“O passado mostrou que mesmo violações extremas dos regulamentos foram punidas com muita leveza pela FIA.”

Em 2019, a Ferrari foi considerada culpada por violar regulamentos da unidade de potência. No entanto, não se considera uma punição tão pouca que em 2020 eles tenham tido seu motor com a potência diminuída drasticamente. Inclusive na temporada de 2020, e até em 2021 a Scuderia não teve boas performances e lutou muito com o carro pela falta de desempenho.

Foi sugerido que a violação dos regulamentos de teto orçamentário foram uma má interpretação da Red Bull. Dentro do limite estão, todos os salários (exceto o dos pilotos e das três pessoas que mais recebem na equipe). Sendo assim, os salários de Sergio Perez, Max Verstappen e, possivelmente, Christian Horner e outros dois funcionários da equipe, estão de fora da conta. Um dos possíveis gastos que está de fora da conta é o Adrian Newey, o designer da aerodinâmica da Red Bull, pois ele é considerado contratado e não um membro oficial da equipe. Porém, a FIA discorda desta última afirmação.

Além disso, a FIA criticou a forma como a Red Bull listou os salários daqueles que estão de fora do trabalho por doença, porque a equipe colocou-os como suspensos para excluí-los do limite.